Tecido do cordão umbilical
O tecido do cordão umbilical contém células-tronco mesenquimais, as quais possuem capacidade de gerar diferentes tecidos: osso, tendão, cartilagem, tecido adiposo e muscular, suporte medular e células neurais, colocando-se assim em evidência para procedimentos de engenharia de tecidos e suporte ao transplante de medula óssea.
O armazenamento de células-tronco do tecido do cordão umbilical originou-se em decorrência de algumas pesquisas que mostraram que as células-tronco derivadas de sangue de doadores mais velhos mostram sinais de envelhecimento que reduzem sua capacidade regenerativa, comparadas com as células-tronco de doadores mais jovens. [1 ] [2] Algumas alterações que ocorrem devido ao envelhecimento das células podem levar a uma diminuição da função do sistema imunológico e as alterações na produção de células sanguíneas.
1 Gary van Zant, Ying Liang, Concise Review: Hematopoietic Stem Cell Aging,Life Span, and Transplantation. Stem cells Translational Medicine 2012;1:651–657.
2 Mechanisms that regulate Stem Cell Aging and Life Span, Cell Stem Cell 2013 Feb 7; 12(2): 152-65.
A coleta do tecido de cordão umbilical ainda é um procedimento experimental, diferente da coleta de células-tronco do sangue do cordão umbilical, que possui a RDC 9 (terapia celular), normatização específica da Anvisa para tais protocolos no Brasil.
A coleta, tanto das células-tronco do sangue de cordão umbilical como do tecido do cordão umbilical é feita logo após o parto. É um procedimento simples, seguro, rápido, sem dor ou desconforto para a mãe ou para o recém-nascido. O profissional habilitado para realizar o procedimento, recolhe cerca de 15 cm do cordão e o coloca em um frasco específico com o meio de cultura.
O material é transportado até o laboratório e as células são processadas e submetidas ao rebaixamento progressivo da temperatura (criopreservação) até atingir aproximadamente 180° negativos. Dessa maneira, as células ficam armazenadas e tornam-se imediatamente disponíveis para uso, caso necessário.
Extrair a célula mesenquimal e expandí-la numericamente antes da estocagem, é um diferencial, já que a grande maioria dos bancos oferece um serviço de processamento rápido, guardando diretamente o tecido, sem qualquer expansão das células.
Segue as principais doenças:
Extrair a célula mesenquimal e expandí-la numericamente antes da estocagem, é um diferencial, já que a grande maioria dos bancos oferece um serviço de processamento rápido, guardando diretamente o tecido, sem qualquer expansão das células.
Fonte: clinicaltrials.gov/ct2/home
Acreditação: www.aabb.org
Certificação: www.iso.org
Identificação: www.iccbba.org
Para a contratação da coleta de células-tronco do tecido do cordão umbilical, preencha o formulário no link: criogenesis.com.br/celulastronco/inscrevase , para que nossa equipe possa contatá-lo.