Célula-tronco coletadas há 19 anos salva a vida de jovem

19yrs_pic1.375x250.jpg

A seguinte história foi relatada em maio de 2023 na décima Conferência sobre sangue do cordão umbilical da Associação de Saúde Materno-Infantil da China1-3. O paciente recebeu o pseudônimo “Xiao An”. Em chinês, “Xiao” é um nome de gênero neutro que é frequentemente traduzido como “amanhecer”, “pouco” e “reverente aos idosos”.

“Eu não esperava que o sangue do cordão umbilical guardado realmente salvaria a vida da criança 19 anos depois”, disse animado o pai de Xiaoan, um paciente de anemia aplástica. Em 2021, Xiao An, de 18 anos, sofreu subitamente de anemia aplástica e felizmente, o sangue do cordão umbilical armazenado no Banco de Células-Tronco Hematopoéticas do Sangue do Cordão Umbilical, de Tianjin, salvou sua vida.

Este é, de longe, o mais longo armazenamento de sangue autólogo do cordão umbilical usado para terapia na China, criando um novo recorde para o autoarmazenamento e auto-uso do sangue do cordão umbilical.

Toda vez que os pais de Xiaoan se lembravam de sua decisão de preservar o sangue do cordão umbilical, eles se sentiam extremamente gratos. Quando Xiaoan nasceu, em 2003, a consciência doméstica do sangue do cordão umbilical ainda estava engatinhando. Com a mentalidade de “preparação, múltiplas garantias e múltiplas pazes de espírito”, armazenavam o sangue do cordão umbilical para os filhos. Foi essa semente de vida do próprio Xiaoan que trouxe o fogo da vida de volta para ele 19 anos depois.

Em dezembro de 2021, Xiaoan, que tinha acabado de completar 18 anos, de repente desenvolveu sintomas como úlceras e manchas de sangue. Após uma série de exames, Xiaoan foi diagnosticado com anemia aplástica, que é uma condição autoimune onde células T excessivamente reativas no sangue foram desencadeadas para atacar a própria medula óssea do corpo. Xiaoan também tinha “clones de HPN” no sangue (hemoglobinúria paroxística noturna), que é uma característica da anemia aplástica grave. Este ataque grave pode levar à falência completa da medula óssea e à morte. Enquanto procuravam tratamento em muitos hospitais domésticos, os pais de Xiaoan aprenderam que: atualmente, o transplante de células-tronco hematopoéticas do sangue do cordão umbilical é um dos métodos eficazes para tratar a anemia aplástica, e a taxa de cura dos transplantes de sangue do cordão umbilical com o próprio sangue autólogo do cordão umbilical do paciente é alta. Isso deu à família de Xiaoan, que estava envolta na névoa da doença, uma nova luz de esperança, porque já em 2003, quando a criança nasceu, os pais de Xiaoan haviam armazenado células-tronco hematopoiéticas do sangue do cordão umbilical para a criança no Banco de Sangue do Cordão Umbilical.

Depois que o plano de tratamento de Xiaoan para transplante autólogo de sangue de cordão umbilical foi determinado, o hospital e os pais de Xiaoan entraram em contato com o Banco de Sangue do Cordão umbilical de Tianjin o mais rápido possível. Ao receber a notícia, a equipe do banco de sangue do cordão umbilical imediatamente se dedicou aos preparativos para a liberação do sangue do cordão umbilical. O reexame por técnicos profissionais mostrou que as células-tronco hematopoéticas do sangue do cordão umbilical que estavam “dormindo” há 19 anos estavam em boas condições, e todos os indicadores atendiam aos padrões de liberação.

Em dezembro de 2022, Xiaoan foi transferido para o Hospital Lu Daopei de Pequim, um conhecido hospital especializado em doenças do sangue no país, e estava oficialmente preparado para receber um transplante de células-tronco. Com os esforços da equipe, o precioso sangue do cordão umbilical foi entregue com sucesso ao hospital de transplante. O dia 25 de dezembro de 2022 é de grande significado para a família de Xiaoan. Após o tratamento total pelo diretor Xiong Min do Hospital Lu Daopei de Pequim, Xiaoan foi submetido à reinfusão de células-tronco hematopoiéticas do sangue do cordão umbilical no mesmo dia, e essa preciosa semente de vida retornou ao proprietário sem problemas. Cerca de um mês depois, Xiaoan recebeu alta da terapia intensiva e todos os indicadores físicos se recuperaram bem. Ele recebeu alta hospitalar em fevereiro de 2023 e voltou à vida normal.

Falando sobre a doença da criança e a experiência de tratamento, os pais de Xiao An são muito gratos por armazenar o sangue do cordão umbilical para a criança. O sangue do cordão umbilical é o sangue coletado da veia umbilical após o nascimento do bebê e a decepação do cordão umbilical. É rico em células-tronco hematopoiéticas formadoras de sangue e é de grande ajuda no tratamento de doenças do sangue. Atualmente, com o desenvolvimento contínuo da tecnologia médica, o sangue de cordão umbilical tem valor de aplicação clínica em mais de 80 doenças do sistema sanguíneo e do metabolismo. A popularização da tecnologia de armazenamento de sangue de cordão umbilical proporcionará proteção à saúde de mais famílias.

No caso de tratamento de Xiaoan, o sangue autólogo do cordão umbilical desempenhou um papel positivo. Ao mesmo tempo, a tecnologia de armazenamento madura e a garantia de segurança do Banco de Sangue do Cordão umbilical de Tianjin também foram unanimemente reconhecidas por especialistas clínicos. O transplante autólogo reacendeu com sucesso a vida ao longo de 19 anos de tempo e espaço, e também guardou um futuro saudável e feliz para uma família.

O pai de Xiaoan disse sinceramente em uma entrevista após a operação: “Sou muito grato ao hospital e aos médicos que trataram Xiaoan. Graças ao Banco de Sangue do Cordão Umbilical de Tianjin. Vocês realmente beneficiaram a humanidade e beneficiaram milhares de famílias. Esta é uma grande causa!”.

É relatado que o Banco de Sangue do Cordão umbilical de Tianjin foi criado em 2001, e as primeiras células-tronco do sangue do cordão umbilical armazenadas privadamente na China foram congeladas no mesmo ano. O banco de Tianjin estava entre o primeiro lote de bancos de células-tronco hematopoéticas aprovados pelo antigo Ministério da Saúde da China e passou pela inspeção da prática. É também uma parte importante da base nacional de industrialização de produtos de engenharia de células-tronco aprovada pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma. Atualmente, a biblioteca do Banco de Sangue de Cordão umbilical de Tianjin registra mais de 3.400 casos de aplicação de unidades de sangue de cordão umbilical do banco.

Fonte: Curado pelo próprio sangue do cordão umbilical 19 anos depois (parentsguidecordblood.org)