Cientistas usam células-tronco de elefante em laboratório para “reviver” mamutes extintos

images-2.jpg

Empresa de biotecnologia Colossal começou em 2021 a estabelecer o objetivo surpreendente de modificar geneticamente elefantes

Cientistas da empresa de biotecnologia Colossal estão com um plano ambicioso sendo desenvolvido em laboratório: “reviver” mamutes extintos por meio de clonagem. Para isso, eles estão usando células-tronco de elefantes para estudar algumas características dos animais.

Os resultados podem esclarecer por que os animais raramente contraem câncer.

A empresa de biotecnologia Colossal começou em 2021 a estabelecer o objetivo surpreendente de modificar geneticamente elefantes com pelos e outras características encontradas em mamutes extintos.

Três anos depois, criaturas parecidas com mamutes ainda não existem. Mas, nesta semana, investigadores da empresa relataram um avanço: criaram células estaminais de elefante que poderiam potencialmente ser transformadas em qualquer tecido do corpo.

George Church, biólogo da Harvard Medical School, começou a tentar ressuscitar o mamute peludo há mais de uma década. Na época, os geneticistas extraíam DNA dos ossos dos animais extintos e identificavam diferenças genéticas entre eles e seus primos elefantes vivos.

Church concluiu que se pudesse alterar o DNA de um embrião de elefante, ele apresentaria algumas das características que permitiram aos mamutes peludos sobreviver em climas frios.

Os pesquisadores criaram iPSCs ( células-tronco pluripotentes induzidas) de outras espécies, incluindo humanos. Mas as células dos elefantes revelaram-se muito mais difíceis de reprogramar.

Lynch disse que tentou criar iPSCs de elefantes durante anos, sem sucesso. O problema, suspeitava ele, tinha a ver com uma característica dos elefantes: raramente contraem cancro.

Os elefantes desenvolveram uma série de defesas adicionais contra o cancro. Entre eles está uma proteína chamada TP53. Todos os mamíferos carregam um gene para a proteína, que faz com que uma célula se autodestrua se começar a mostrar sinais de crescimento descontrolado.

Os elefantes têm 29 genes para TP53. Juntos, eles podem destruir agressivamente as células cancerígenas.

Fonte: Cientistas usam células-tronco de elefante em laboratório para “reviver” mamutes extintos (terra.com.br)