Qual a diferença entre Fertilização in Vitro e Inseminação Artificial?

Tanto a Fertilização in Vitro (FIV) quanto a Inseminação Artificial são métodos de reprodução assistida em que um profissional da área promove o “encontro” entre o gameta masculino (espermatozoide) e o gameta feminino (óvulo) de forma guiada. A diferença é a forma como isso é feito.
Na FIV, faz-se a coleta dos dois gametas e o profissional tem a possibilidade de injetar um único espermatozoide dentro do óvulo, em um processo laboratorial (ICSI), forçando a fecundação. Esse embrião resultante do processo é, então, inserido no útero da mulher para se fixar ao endométrio e se desenvolver.
Já na Inseminação Artificial, o profissional de reprodução assistida introduz uma grande quantidade de espermatozoides diretamente no útero da mulher, para que eles próprios encontrem o óvulo e façam a fecundação.
Ou seja, a diferença é que na FIV a mulher recebe o embrião; e na Inseminação Artificial, ela recebe os espermatozoides direto em seu útero e o encontro entre eles e o óvulo depende da ação das tubas uterinas.
Fonte: Fertilização in vitro (FIV): O que é e quando é indicada?