Tecido ovariano

A técnica de criopreservação do tecido ovariano é indicada principalmente a mulheres com alto risco de tornarem-se inférteis como, pacientes submetidas à quimioterapia ou radioterapia.

Através desta avançada e promissora técnica onde o tecido ovariano é congelado em nitrogênio líquido a -196ºC (semelhante à criopreservação de embriões), é possível obter-se a preservação da função endócrina e reprodutiva dos ovários após o descongelamento.

A criopreservação é feita pelo método de Vitrificação em que se usa altas concentrações de crio protetores que “protegem” o material das baixas temperaturas. Após a retirada do ovário, no laboratório o ovário é fatiado em vários fragmentos de 1cm2 que serão então congelados.

Após o descongelamento e recolocação deste tecido no ovário remanescente, este método permite que a paciente seja capaz de ovular e engravidar naturalmente ou com auxílio de técnicas de Reprodução Assistida.

Esta técnica tem sido altamente recomendada para pacientes com câncer antes de serem submetidas à quimioterapia, visto que, com o avanço da medicina tem se aumentado as chances de sucesso no tratamento do câncer. É uma técnica restrita a poucos centros no mundo e já foi relatado casos de gravidez na literatura mundial.

img-congelamento01

Para mais informações sobre os procedimentos realizados na Reprodução Humana, como fertilização in vitro (FIV), inseminação artificial, congelamento de óvulos, congelamento de sêmen, agende uma consulta: 08007732166 / 11 5536-9246

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *