Processamento do Tecido do Cordão Umbilical

Há dois grandes grupos de células-tronco: hematopoiética e mesenquimal. O primeiro é tradicionalmente relacionado ao transplante de medula-óssea e possui a capacidade de recuperar o sistema sanguíneo e imunológico. O segundo apresenta uma capacidade muito grande de regeneração de tecidos não sanguíneos, tais como ósseo, cartilaginoso, muscular e conectivo.

Os principais bancos de sangue de cordão umbilical do nosso país estão oferecendo a coleta do tecido do cordão, seja isoladamente ou em conjunto a coleta do sangue de cordão umbilical. Enquanto a coleta de sangue de cordão umbilical é feita por meio de uma punção venosa da veia umbilical e drenagem do sangue para dentro de uma bolsa plástica, o procedimento do tecido de cordão acrescenta a necessidade de se levar ao laboratório de processamento o próprio tecido do cordão em um recipiente estéril.

Esta primeira etapa é praticamente um procedimento universal e semelhante entre os centros de terapia celular. O grande diferencial entre os centros esta na segunda etapa, ou aquela que individualiza ou não a célula-tronco mesenquimal no laboratório para estocagem a temperatura ultra baixa.

Há três métodos de processamento de células oferecidas no Brasil:

  1. Estocagem do tecido de cordão em “pedaços”: é o mais simples. O tecido é cortado em pequenos “pedaços”, lavado algumas vezes, e posteriormente, imerso em uma solução crioprotetora e estocado. Nesta modalidade a célula mesenquimal NÃO é isolada e NÃO é cultivada. Assim sendo, não há garantias de que algum dia as células possam ser recuperadas do tecido e cultivadas.
  2. Método de remoção inicial do tecido: método também simples. A única diferença do método anterior é que há uma tentativa de isolar as melhores partes do tecido e submeter a uma fase inicial de cultura antes da estocagem. Da mesma forma, não há garantias de que algum dia as células possam ser recuperadas.
  3. Método de digestão: Método completo. O tecido e cortado, “digerido”, lavado e submetido a cultura de células por semanas. Diferente das anteriores, as células são individualizadas e multiplicadas durante o processo de cultura. Apesar de ser uma metodologia laboratorial complexa, é a única em que os pais ficam sabendo o número de células, a viabilidade, o potencial de crescimento e ausência ou não de contaminação após o processamento.

Os preços praticados pelos centros de terapia celular praticamente denunciam quais os métodos utilizados por cada um. Cabe aos pais analisarem o real benefício de metodologias de baixo custo e inapropriadamente simples. As publicações recentes na área científica reforçam a necessidade de conscientizar os pais dos métodos existentes.

Bibliografia

1.//parentsguidecordblood.org/en/news/storage-mesenchymal-stemstromal-cells-family-stem-cell-banks-what-do-they-offer (online acessado 26/10/2016)

  1. Chui-Yee Fong, Arjunan Subramanian, Arijit Biswas, Ariff Bongso. Freezing of fresh Wharton´s Jelly from human umbilical cords yields high post-thaw mesenchymal stem cell numbers for cell-based therapies. Journal of Cellular Biochemistry 117:815-827, 2016.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *