Conheça o método que ensina crianças a usar o banheiro desde os primeiros dias

Conheça-o-método-que-ensina-crianças-a-usar-o-banheiro-desde-os-primeiros-dias-1200x675.jpg

 

“Elimination Communication” (Comunicação da Eliminação) é o método que irá chamar a atenção de muitas famílias. São diversos pontos que interessam os papais a incentivarem as crianças a abandonar a fralda o quanto anos. Alguns pensam no conforto. Afinal, usar fralda pode ser prático para os pais, mas andar com essa grossa capa de plástico não deve ser cômodo para os bebês, sobretudo quando estão úmidas.

Outros dizem que o meio ambiente é o principal motivo. Uma criança costuma ser ensinada a usar a privada entre os dois e três anos. Se usar uma média de quatro fraldas por dia, ao fim de dois anos e meio, serão descartadas 3.650 fraldas não biodegradáveis.

Outro tópico muito importante, é o gasto com a fralda. Atualmente, um pacote de fralda que dura uma semana está na média de R$30. Automaticamente, no final do mês é gasto no mínimo R$100 somente com fralda descartável.

O método inglês, “Elimination Communication” faz referência à comunicação necessária com o bebê para saber quando ele precisa “eliminar”, ou seja, fazer xixi ou cocô.

De acordo com a técnica, observar a criança permite entender seu ritmo natural de evacuação e as pistas que ela dá quando fica com vontade, como sons e movimentos do corpo.

Os pais devem levar o bebê para o banheiro diante desses sinais, já nos primeiros dias de vida. Pode parecer complicado a princípio, mas os defensores da prática garantem que as evacuações das crianças não são tão aleatórias quanto se pensa.

“Existe a noção de que os bebês evacuam de forma inesperada e constantemente durante o dia, mas é o contrário, eles fazem isso de forma natural, em momentos previsíveis, como ao acordar e depois de comer”, publicaram recentemente dois médicos americanos que testaram o método com seu terceiro filho, em um editorial da revista especializada “Pediatrics”.

O pediatra Jeffrey Bender e sua mulher, Rosemary, explicam que é possível usar sinais sonoros, como um zumbido ou um assobio suave. “Com a prática, muitas crianças aprendem a fazer suas necessidades quando estão na posição correta e escutam o sinal”.

Mas o método não é baseado em treinar a criança. O bebê não precisa “segurar” ou aprender a se controlar, porque só será capaz de fazer isso com seu desenvolvimento fisiológico.

O que a técnica propõe é treinar os pais para que eles adquiram uma sintonia nesse aspecto com seus filhos. Como consequência, algumas famílias garantem que as crianças deixaram de usar fraldas durante o dia desde os 12 meses de idade.

Fonte: Revista Pediatrics


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *