Lúpus: Entenda o que é e quais são os tratamentos

Astrid.jpg

Hoje, no Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus, é superimportante conscientizar sobre a doença autoimune que afeta 65 mil pessoas no Brasil

Nesta segunda-feira, 10 de maio, é comemorado o Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus, data superimportante para conscientizar sobre a doença que afeta cerca de 65 mil pessoas apenas no Brasil. Além disso, no país é estimado que ela aconteça entre uma a cada 1.700 mulheres.

O que é lúpus?

Lúpus é uma doença inflamatória, autoimune e crônica. Também chamada de Lúpus Eritematoso Sistêmico, ele possui diferentes níveis de gravidade, atinge vários órgãos e é caracterizado por períodos em que está ativo e outros em que se encontra mais atenuado.

A causa do lúpus ainda é desconhecida, mas o que os especialistas sabem é que fatores genéticos e ambientais podem colaborar para o surgimento da condição. Por ser autoimune, ou seja, por ser decorrente de um desequilíbrio do sistema imunológico com a produção de autoanticorpos, o lúpus não é contagioso. Não existe cura para ele, mas é possível controlá-lo e viver bem com a doença seguindo o tratamento correto, indicado pelo reumatologista.

Tratamento para lúpus

O tratamento depende do tipo de lúpus que o paciente manifestar. É preciso tomar medicamentos que regulem as alterações imunológicas causadas pela doença, como antimaláricos, corticosteroides, imunossupressores sintéticos e imunossupressores biológicos. Além disso, os pacientes devem:

  • Evitar exposição solar
  • Usar protetor solar diariamente
  • Manter alimentação e peso saudáveis
  • Praticar exercícios físicos
  • Evitar o hábito de fumar
  • Ter controle emocional

Veja alguns famosos portadores da doença:

Astrid Fontenelle – A apresentadora do canal GNT recebeu o diagnóstico para lúpus em 2012 e até hoje fala sobre o tema com o público, dando força e apoio para que passam pelo mesmo. Durante uma entrevista em 2013 com Marília Gabriela, Astrid comentou sobre seus obstáculos: “Passei a vida inteira achando que ia ter câncer. Eu tenho uma doença que é oposta. Eu fiquei chocada, tão chocada que não sabia rezar”. Gabriel, filho da apresentadora, e o marido, Fausto Franco, foram uma das maiores inspirações para que ela lutasse contra a doença autoimune.

Selena Gomez – A cantora norte-americana foi diagnosticada com lúpus em janeiro de 2014, precisando passar por sessões de quimioterapia. Em 2017, por causa da doença autoimune, Selena precisou dar uma pausa em sua carreira artística e realizar um transplante de rim. “Algumas pessoas com lúpus têm problemas físicos, sendo esses mais visíveis. Porém, eu não tinha ideia que tinha. Não possuía esses sinais”, disse em entrevista ao Interview Magazine. Selena trabalha na instituição Lupus Research Alliance, que atua no tratamento de pessoas com a doença autoimune. “Quando tinha 16 anos, minha pressão arterial estava muito alta e os médicos disseram que poderia ter tido algum problema. Eles me internaram no hospital, porque não conseguiam descobrir o motivo. Algumas pessoas acabam precisando de transplante e isso não é muito falado. Sinto-me honrada em fazer parte desta comunidade e por encontrar maneiras seguras para as pessoas receberem tratamento ou ter um diagnóstico mais rápido”.

Fonte: revista Pais & Filhos


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *