Colostro: o que é e qual a importância dele para o seu bebê

colostro.jpg

Rico em anticorpos, o colostro é considerado o primeiro alimento do recém-nascido. Entenda mais sobre o leite materno que tem coloração diferente e é essencial para o desenvolvimento do bebê

O colostro é o primeiro leite produzido pelas mamas, um fluido amarelado e transparente, que tem grande quantidade de imunoglobulinas, essenciais para a imunidade do bebê e responsáveis pela defesa do recém-nascido através da amamentação.

Ele aparece antes da apojadura (descida do leite) e confere ao bebê a imunidade adquirida pela mãe. Fora isso, ele coloniza o intestino com bactérias do bem e constrói a flora intestinal do bebê. Ele também é menos volumoso porque é concentrado com tudo o que o bebê precisa na quantidade que ele consegue mamar.

O leite leva em média dois dias e meio para descer após o parto. Antes disso, o colostro serve de alimento e prepara o estômago do bebê. É comum ouvirmos que o colostro não é leite e muitas mães têm dúvidas sobre o que ele é de fato. Mas não se preocupe: o colostro é leite, sim. Porém, ajustado às necessidades do recém-nascido e da mãe, que estão aprendendo a mamar e amamentar.

Quando o colostro começa a ser produzido?

A mulher pode ter colostro antes mesmo do nascimento. No segundo ou terceiro trimestre, você já pode notar um líquido sair do seu mamilo, o colostro. Por ser concentrado, ele pode secar e ficar em torno dos mamilos. O colostro dura aproximadamente 3 dias após o nascimento do bebê e contém proteína, lactose, gordura, leucócitos, vitaminas A, E, K, além das imunoglobulinas – que são um tipo de proteína de ação específica para o desenvolvimento do sistema imunológico do bebê – , entre outros. Tudo isso em uma quantidade reduzida, de até 20 mL. Com o tempo e a amamentação, o cocô que no início é espesso e preto, vai tornando-se esverdeado e por fim, mostarda.

A atuação do colostro no intestino vai desde a prevenção de icterícia, alergias, diarreias e infecções em geral, até o amadurecimento e auxílio do seu funcionamento, por meio do equilíbrio das bactérias que ali se desenvolvem. Quando o bebê nasce prematuro existe uma diferenciação em sua composição e este passa a ser denominado como leite precoce.

Para atender as necessidades especiais, nele há um aumento na quantidade de proteínas, gorduras e calorias e diminuição da lactose, para facilitar a digestão. E em casos específicos, o colostro permanece presente por semanas. Já que você sabe que a principal função dele é nutrir o bebê e dar força na imunidade, não deixe passar em branco a frase “é só colostro”, afinal, é ele o responsável pela proteção do recém-nascido no início da vida nesse mundão.

Fonte: revista Pais & Filhos


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *