Quais as vantagens da lavagem nasal na criançada

WhatsApp-Image-2019-11-28-at-18.32.24.jpeg

Quem aqui já fez lavagem nasal em seu filho?! Se você fez, com certeza pode perceber na hora os benefícios que essa lavagem traz para o pequeno e sua respiração.

O procedimento pode até impressionar quem assiste, mas garanto a vocês que a lavagem nasal feita com soro fisiológico 0,9% de forma correta é completamente segura, rápida e muito eficaz para limpar as vias aéreas dos pequenos que tendem a congestionar com certa facilidade. O soro fisiológico é usado nesse caso pois seus benefícios incluem limpeza do muco nasal, diminuição da inflamação nasal, diminuição das secreções e do resto de células presentes, além de ser facilmente eliminado do organismo da criança sem causar qualquer dano caso seja engolido sem querer.

Esse tipo de higiene nasal não é recomendado somente para crianças, e sim para pessoas de todas as idades pois suas vantagens são inúmeras! O importante é manusear e seringa com cuidado e controlar a intensidade dos jatos para evitar qualquer tipo de problema na hora da irrigação.

Confira abaixo 5 benefícios da lavagem nasal:

  1. Hidrata as vias nasais, trazendo maior conforto para o pequeno em épocas de clima seco.
  2. Facilita a alimentação, principalmente de recém-nascidos e bebês que ainda estão sendo amamentados.
  3. Fluidifica as secreções e higieniza o nariz da criança.
  4. Mantém o fluxo regular das vias aéreas e melhora a qualidade de sono dos bebês.
  5. Ajuda na prevenção de inflamações, infecções e alergias como a amidalite, rinite e sinusite, por exemplo.

Como fazer a lavagem nasal de forma segura e eficaz?

É MUITO simples! Confira abaixo o passo a passo da lavagem nasal de forma descomplicada:

  • Aspire uma seringa com SORO FISIOLÓGICO (NaCI 0,9%). Em relação a quantidade, não existe uma medida fixa nem baseada na idade. Isso varia muito da situação em que a criança se encontra, por exemplo se ela está mais secretiva ou trata-se somente de uma lavagem de rotina.
  • Comece com pequenas quantidades, como 0,5 a 1 ml em cada narina para os bebês, e depois repita se for necessário.
  • Com a criança sentada ou em pé e com a cabeça levemente reclinada para frente, aplique o jato em uma das narinas com cuidado.
  • Aplique a mesma quantidade na outra narina até que esteja tudo limpinho.
  • Após, assoe o nariz do pequeno.

Lembrando que o soro fisiológico deve ser aplicado com BAIXA pressão, e maior volume, se necessário, ou seja, não fazer um jato forte, mas colocar o soro no nariz com a seringa devagar e repetir mais vezes caso precise.

A seringa deve ser sem ponta ou aquela em formato de rosca para não machucar o nariz da criança. Hoje já existem dispositivos de silicone que se adaptam ao nariz das crianças.

Caso os pais não queiram usar a seringa para aplicação do soro, uma outra opção são os famosos sprays nasais. Variando de acordo com a necessidade de cada criança, o mais indicado para quem tem preferência para essa opção é conversar com o médico de seu filho para que ele faça a melhor recomendação de marca ou tipo no seu caso.

Viu só como é simples e rápido? Essa sequência pode ser repetida quantas vezes for necessário para limpar as vias respiratórias da criança de maneira segura. E lembre-se: a secreção NÃO PRECISA sair pela outra narina. Isso pode acontecer, porém não é uma regra!

Fonte: portal Tua Saúde


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *