Composição do leite materno: De que é composto?

images.jpg

Está cheio de nutrientes que alimentam e protegem o seu bebé. Mas sabia que a composição do leite materno varia com o tempo? Descubra de que é composto o leite materno e como muda para satisfazer as necessidades do seu bebé

Como se trata do primeiro alimento do seu bebé, as suas expetativas são que os ingredientes do seu leite materno incluam nutrientes básicos essenciais, como hidratos de carbono, proteínas e gorduras, bem como água para o manter hidratado. Mas o leite materno não é um alimento vulgar – tem um valor que vai para além da nutrição.

De que é feito o leite materno? Aqui estão alguns dos outros constituintes do leite humano presentes em todas as sessões de alimentação, muitos dos quais não podem ser replicados:

  • Milhões de células vivas. Estas incluem glóbulos brancos, que reforçam o sistema imunitário e células estaminais, que podem ajudar no desenvolvimento e regeneração dos órgãos.
  • Mais de 1000 proteínas que ajudam o seu bebé a crescer e a desenvolver-se, ativam o seu sistema imunitário e desenvolvem e protegem os neurónios no seu cérebro.
  • Todas essas proteínas do leite materno são compostas de aminoácidos. Existem mais de 20 destes compostos no seu leite. Alguns deles, denominados nucleotídeos, aumentam durante a noite e os cientistas pensam que podem provocar o sono. Mais de 200 açúcares complexos denominados oligossacarídeos que atuam como prebióticos, alimentando o intestino do seu bebé com “bactérias boas”. Também impedem que as infeções entrem na sua corrente sanguínea e diminuem o risco de inflamação cerebral.
  • Mais de 40 enzimas. As enzimas são catalisadores que aceleram as reações químicas no corpo. As que estão no seu leite têm tarefas como ajudar a digestão e o sistema imunitário do seu bebé e ajudá-lo a absorver ferro.

Apesar de já ser uma lista longa, estes são apenas alguns dos ingredientes do seu leite materno e os cientistas continuam a descobrir mais. Surpreendentemente, os níveis destes ingredientes podem flutuar ao longo do tempo, dependendo da idade e das necessidades do seu bebê.

Fonte: revista Crescer


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *