6 filmes e desenhos animados que falam sobre a importância da família

ernesto1-ok.jpg

Confira uma seleção de animações que falam sobre a relação entre filhos, pais, irmãos, primos…

Nada melhor do que sentar no sofá, preparar a pipoca e assistir a um bom filme com as crianças – ainda mais se ele nos ajudar a refletir e a ensinar para os pequenos a importância de momentos gostosos assim, em família.
Pensando nisso, fizemos uma lista com sugestões de filmes e desenhos animados que falam sobre a relação entre filhos, pais, irmãos, primos… Olha só:
1. Viva – A Vida É uma Festa (2017) – Miguel, um menino de 12 anos, mora em um pequeno povoado no México e sonha ser músico. Mas seus pais não deixam, porque toda e qualquer música está banida de sua família há décadas. Na tentativa de realizar a vontade de conhecer seu cantor preferido, Miguel decide desafiar as ordens e, sem querer, acaba parando na Terra dos Mortos, onde vivem seus ancestrais. A história tem muitas tramas paralelas e uma das mais emocionantes mostra a relação de carinho e cuidado de Miguel com sua bisavó, Mamá Coco. O filme, aliás, fala sobre a importância da família e o quanto nossos ancestrais são importantes para a nossa história.
2. A Família do Futuro (2007) – Lewis é um menino órfão, que nunca teve a oportunidade de conhecer seus pais biológicos. Na tentativa de cumprir essa missão, ele cria um scanner de memória, uma máquina capaz de ajudá-lo a, enfim, encontrar uma família. Mas, antes mesmo de conseguir testar sua invenção, ela é roubada e o menino é levado para uma viagem no tempo, em que, enfim, entende a real importância dos laços familiares. 
3. Os Incríveis 2 (2018) – No segundo filme da sequência, a família Pêra enfrenta novos desafios. Enquanto Helena, a Mulher-Elástico, sai para uma missão contra vilões, é a hora de Roberto, o Sr. Incrível, assumir as tarefas domésticas e cuidar dos filhos Violeta, Flecha e Zezé. A produção mostra cenas que fazem parte do cotidiano de todas as famílias, como o momento das refeições, de fazer a lição de casa, de ir para a escola…
4. Lilo e Stich (2002) – O filme conta a história de Lilo, uma menina que perdeu os pais em um acidente de carro e vive com a irmã mais velha Nany, que trabalha várias horas por dia para provar aos assistentes sociais que é capaz de sustentar a casa e cuidar da menina. De personalidade rebelde, a pequena vive entrando em confusões e acaba “adotando” um pequeno alienígena, que, aos pouquinhos, também vira parte da família. 
5. Tarzan (1999) – Clássico da Disney, o filme fala sobre a importância das conexões afetivas que vão além dos laços sanguíneos. Um bebê perde os pais na selva e passa a ser criado e educado por uma macaca, que o acolhe e cuida como se fosse seu próprio filho. Tarzan só se dá conta de que não é como os animais da floresta quando um grupo de pesquisadores chega por lá. 
6. Procurando Dory (2016) – A trama leva a uma viagem pelo passado de Dory, uma peixinha que sofre de perda de memória recente e não consegue ter memórias de infância. No filme, ela tenta não só reencontrar sua família, como recuperar suas lembranças. Em sua busca, Dory, Nemo e Marlin vão parar na Costa da Califórnia, mais precisamente em um Instituto de Vida Marinha. Por lá, vão fazer novos amigos, enfrentar muitos perigos e encontrar respostas.

Fonte: revista Crescer


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *