Assadura em bebê: 6 dicas infalíveis para livrar o bebê desse sofrimento

As assaduras são uma forma de inflamação na pele que podem ser evitadas com algumas dicas que vamos mostrar agora
1 — A assadura em bebê é provocada pelo uso de fralda?
Sim! Aliás, essa é uma das principais causas da assadura em bebê. Nesse sentido, todo cuidado é pouco para que esse desconforto não apareça em nossos bebês. O uso de fraldas proporciona o ambiente ideal para o surgimento de assaduras, tais como: local com concentração de calor, de acidez e umidade constante. Por isso, a primeira dica é não deixar o seu bebê com a mesma fralda por muito tempo.
2 — É verdade que lenço umedecido provoca assadura?
É verdade, mas depende de como e o quanto se usa. Sendo assim, a assadura em bebê pode muito bem ser provocada se o uso de lenço umedecido for excessivo. Isso ocorre porque o contato do lenço com a pele sensível do bebê gera um atrito não muito bom à pele. Portanto, o ideal é usar menos vezes e dar preferência à limpeza com água morna e sabão apropriado. Lembre-se de secar bem após o procedimento.
3 — Qual tipo de fralda devo usar?
Essa é uma questão muito relativa, não é mesmo? A pele do bebê vai se adaptar melhor com um tipo de fralda que você vai testando com o tempo. Nesse sentido, seja qual for a fralda, a regra é que você não use fraldas muito apertadas. Portanto, ao passo em que usar fraldas mais largas, menor a chance de provocar a assadura em bebê. Seja qual for a marca da fralda, lembre-se de deixá-la mais larga um pouco.
4 — É verdade que a assadura em bebê pode ser prevenida caso ele tome sol?
É verdade. A assadura em bebê também pode ocorrer pela falta de sol. Mas, nesse caso, não é qualquer sol. Sendo assim, procure levar o seu bebê para o sol durante 5 minutos ao dia, antes das 10 horas da manhã, ou por mais 5 minutos, após às 16:00 horas. O sol ajuda a pele do bebê a ficar mais adaptada e reduz as chances de o bebê sofrer com o desconforto provocado pela assadura.
5 — Devo deixar o bebê sem fralda?
Essa é uma excelente opção para evitar a assadura em bebê. No entanto, requer mais atenção de quem cuida da criança. Isso porque ela pode se sentar ao chão sujo, por exemplo, e também adquirir uma assadura provocada pela sujeira em contato com a pele. Nesse sentido, caso vá deixar o bebê sem fralda, procure deixá-lo em um local limpo e seguro.
6 — As pomadas ajudam a prevenir a assadura em bebê?
Por fim, as pomadas. Nesse caso, a resposta é sim. As pomadas ajudam e muito a prevenir a assadura em bebê. Isso porque elas formam uma camada protetora que evita a fralda, por exemplo, a estar em contato direto com a pele da criança. Além disso, a pomada oferece uma proteção contra a umidade e acidez provocada pela urina.
Fonte: Portal Tec Notícias