Hoje é o Dia Mundial da Amamentação

Dia-Mundial-do-Aleitamento-1200x800.jpg

O leite materno mata a sede, a fome, protege contra doenças e pode até evitar a mortalidade infantil

Nutrientes para o bebê sobreviver e se desenvolver, anticorpos fundamentais e o aconchego da mamãe são alguns dos componentes encontrados no leite materno e para incentivar a amamentação e estimular os bancos de leite comemora-se hoje, 1º de agosto, o Dia Mundial da Amamentação.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), além de ser a melhor fonte de vitamina e proteção ao bebê, o aleitamento pode proteger a mulher contra o câncer de mama e de ovários. Sem contar que a amamentação é capaz de ampliar o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê. 

A OMS destaca que nos seis primeiros meses de vida, o bebê que mama no peito não precisa da complementação de nenhum outro alimento, como água ou chás. Neste período, deve ocorrer o aleitamento materno exclusivo.

Segundo recomendações da OMS e do Ministério da Saúde é interessante priorizar cada vez mais o contato com a mãe e o aleitamento do bebê na primeira hora de vida do recém-nascido. O colostro funciona como uma primeira vacina, protegendo o bebê de diversas infecções, além de ajudar o intestino a amadurecer e funcionar melhor. A amamentação também diminui os riscos de várias doenças da criança, entre elas, alergias, diabetes e obesidade.

O leite materno pode ser doado em Bancos de Leite Humano. O leite doado passa por uma seleção, classificação e pasteurização, sendo então distribuído com qualidade certificada e sem risco de contaminação aos bebês internados. Considerado por muitos o alimento mais nutritivo do mundo, o leite materno pode, até mesmo, evitar a mortalidade infantil.

Fonte – Organização Mundial de Saúde (OMS)

Ministério da Saúde


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *