Mãe também é gente! 4 sinais de que sua autoestima não vai bem

Imagem-mãe-tbm-é-gente.jpg

Quando nossos filhos nascem todas as atenções se voltam para ele. Natural, eles são a novidade da família, mas a mãe também precisa de mais cuidado. Quando nasce um bebê, nasce também uma mãe.  Quem explica é a psicóloga e coach de inteligência emocional Tália Jaoui, mãe do Aleph e autora do livro “A Revolução do Coaching”.

“A baixar autoestima não vem só de dentro. As pessoas ao redor esquecem da gente. A sociedade e a família precisam entender que essa nova mãe precisa de cuidado e carinho”, lembra a psicóloga.

Por outro lado, você também não pode se deixar de lado. Sabemos o quanto a maternidade pode ser cansativa, mas com o passar dos meses, você precisa organizar sua rotina para caber nela coisas que façam bem para você, SÓ PARA VOCÊ! Esse tempo é necessário não só para descansar, mas para sua autoestima. Com ajuda da psicóloga, seguem sinais de que sua autoestima não vai bem. Fique de olho nisso.

1 – Não se permitir pensar em outra coisa a não ser meu filho

Ficar 24 horas por dia com seu bebê ou mesmo pensando nele não é nada bom. Você precisa se distrair. E pode ser qualquer coisa que você gosta: ver tv, ler um livro, ir ao cabeleireiro ou fazer as unhas.

2 – Não ter tempo para suas coisas

“Você tem muito medo quando se é mãe. Aquela criatura nasce e você se apaixona perdidamente, parece que não vive mais sem ela”, Tália entende todo nosso amor, mas lembra que precisamos ter tempo só para nós!

3 – A produtividade no trabalho cai

Quando você passa o tempo inteiro se preocupando com seu filho, não sobra tempo para pensar em outras áreas da sua vida, como a profissional. “Sua produtividade no trabalho cai. Isso não pode acontecer porque as preocupações com filho não passam nunca. Esse redemoinho psicológico não acaba

”, alerta Tália.

4 – Não ter mais vaidade

O corpo todo se transforma durante a gravidez. Só isso já pode deixar nossa autoestima meio capenga. A rotina de um bebê recém-nascido também pode ser enlouquecedora. Nesse período, o que menos queremos pensar é em vaidade. Dá para entender.

Mas se essa falta de vontade de se arrumar se arrastar por muito tempo algo está errado. Com o passar dos meses, o bebê começa a dormir mais e você pode aproveitar os momentos em que ele está dormindo para cuidar de você. E não é só isso também. O pai da criança, sua família e amigos também estão aí para não te deixar sozinha nessa.

“Peça ajuda para uma amiga. Chame ela para ir na sua casa te ajudar a pintar as unhas ou mesmo chame um cabeleireiro em casa”, sugere Tália. O que não dá é para ficar no desleixo.

5 – Não pensar mais no companheiro

É incrível a sensação de ter um filho e conseguir criar com tanto carinho, mas não podemos esquecer do nosso companheiro, nem como pai, nem como homem que amamos. Precisamos marcar na agenda aquele dia para ficar a sós com ele e namorar muito, beijar na boca, tomar um vinho, assistir a um filme abraçados…

Fonte – Pais e filhos


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *