Células-tronco podem ajudar em tratamento para doenças no pulmão

Celulas-tronco-podem-ajudar-em-tratamentos-com-doenças-no-pulmão.jpeg

Fibrose pulmonar idiopática (IPF), doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e fibrose cística são doenças fatais que afetam dezenas de milhões de pessoas no mundo, mas após pesquisa realizada na Carolina do Norte, surge uma esperança. Uma equipe da Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte e da Universidade Estadual da Carolina do Norte (NCSU) desenvolveu pesquisas promissoras para um possível tratamento de células estaminais para várias condições pulmonares.

Os cientistas afirmaram que poderiam colher células-tronco pulmonares de pessoas que usam uma técnica relativamente não-invasiva de consultório médico. Eles foram então capazes de multiplicar as células do pulmão colhidas no laboratório para produzir suficientes células suficientes para a terapia humana.

Em um segundo estudo, a equipe mostrou que, em roedores, eles poderiam usar o mesmo tipo de célula pulmonar para tratar com sucesso um modelo de IPF – uma doença crônica, irreversível e fatal, caracterizada por um declínio progressivo na função pulmonar.

Os pesquisadores estiveram em discussão com a FDA e estão preparando um pedido para um ensaio clínico inicial em pacientes com IPF. “Esta é a primeira vez que alguém gerou células-tronco potencialmente terapêuticas do pulmão a partir de espécies de biópsia minimamente invasiva”, disse o co-autor principal de ambas pesquisas, Jason Lobo, MD, professor assistente de medicina da UNC e diretor médico de transplante de pulmão e pulmão intersticial doença.

Essas doenças do pulmão envolvem o acúmulo de tecido fibroso e cicatricial, geralmente devido à inflamação pulmonar crônica. Como este tecido fibroso substitui o tecido pulmonar de trabalho, os pulmões tornam-se menos capazes de transferir oxigênio para o sangue. No caso do IPF, que foi associado ao tabagismo, a maioria dos pacientes vive por menos de cinco anos após o diagnóstico.

Os dois tratamentos farmacológicos aprovados pela FDA para IPF reduzem os sintomas, mas não impedem o processo da doença subjacente. O único tratamento efetivo é um transplante de pulmão, que traz um alto risco de mortalidade e envolve o uso prolongado de drogas imunossupressoras.

Os cientistas têm estudado a possibilidade alternativa de usar células-tronco para tratar a IPF e outras doenças da fibrose pulmonar. As células-tronco são células imaturas que podem proliferar e se transformar em células adultas para, por exemplo, reparar lesões. Alguns tipos de células-tronco têm propriedades anti-inflamatórias e anti-fibrose que os tornam particularmente atraentes como possíveis tratamentos para doenças de fibrose.

Fonte – Portal Stem Cells

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *