A importância do sangue de cordão umbilical

A-importancia-do-sangue-do-cordao-umbilical-1200x801.jpg

Na última quarta-feira (15) aconteceu o Dia Mundial do Sangue de Cordão Umbilical 
Você tem conhecimento da importância do sangue de cordão umbilical? Sabe quantas doenças podem ser tratadas por conta dele? Pensando nisso, no dia 15 de novembro foi criado o Dia Mundial de Sangue do Cordão Umbilical com o intuito de conscientizar a população sobre os benefícios do armazenamento do material, que é rico em células-tronco, e na sua quase totalidade é descartado no momento do parto.
No Brasil, assim como em todo o mundo, centros de pesquisa desenvolvem constantemente estudos sobre células-tronco. Para o médico hematologista da Criogênesis, Dr. Nelson Tatsui, a terapia celular é uma realidade e tem um futuro promissor: “em 1988, o professor Hal Broxmeyer fez o primeiro transplante usando o sangue de cordão umbilical e provou, já naquele ano, que pode ser usado com segurança em doenças oncohematológicas. Nos últimos anos, o campo da medicina regenerativa tem crescido de forma importante. Em virtude da falta de doador compatível, é imprescindível que a mãe considere a coleta de sangue de cordão umbilical para doação ou para guardar para própria família”, alerta o especialista.

Apesar do tema ser recorrente, muitos questionamentos ainda surgem. Abaixo, Dr. Nelson esclarece as principais dúvidas que cercam o assunto.

 Quais doenças podem ser tratadas com o sangue do cordão umbilical?
Segundo a Fundação Parent’s Guide to Cord Blood, o sangue do cordão umbilical vem apresentando importantes resultados clínicos para o tratamento de 80 tipos de doenças. Dentre as principais estão a Leucemia, Talessemia e Linfomas. Além disso, muitas doenças encontram-se em estudo avançando, como Diabetes Tipo 1, doenças neurológicas e, até mesmo, a Aids.
  Quanto tempo o cordão pode ficar congelado?
Não há tempo máximo definido pela literatura. Há relatos que indicam unidades congeladas há aproximadamente 25 anos, que ainda demonstram viabilidade celular adequada.
 Como sei que meu cordão continua viável durante o armazenamento?
Há criopreservadas amostras de sangue de cordão umbilical,que foram estocadas no mesmo ambiente físico (temperatura, umidade e pressão atmosférica) que as amostras de nossos clientes. Anualmente as amostras são descongeladas e avaliadas quanto a viabilidade celular.
 Como os pacientes receberão as células-tronco?
Após o tratamento quimioterápico e/ou radioterápico ou no preparo do paciente para o transplante, o sangue de cordão umbilical é descongelado e infundido na veia como se fosse uma transfusão de sangue.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *