Nova pesquisa descobre ‘proteína de estabilidade’ para tratamento de câncer

celulas-cancerigenas-1200x674.jpg

Todas as nossas células contêm material genético e são controladas pelo DNA e se esse material genético for danificado, as células cancerosas podem se desenvolver. Portanto, muitas proteínas e enzimas são responsáveis por estabilizar e proteger nosso DNA contra danos permanentes e mutações.

Pesquisadores do Centro de Pesquisa de Proteínas do Nordisk Foundation, na Faculdade de Saúde e Ciências Médicas da Universidade de Copenhague descobriram e caracterizaram uma nova proteína chamada ZUFSP. Há muita indicação de que a proteína desempenha um papel fundamental na garantia de que nosso material genético permaneça estável.

A proteína ZUFSP não havia sido caracterizada antes, mas parecia conter certas seqüências freqüentemente encontradas em proteínas envolvidas no que é chamado de resposta ao dano no DNA. Além disso, pesquisas acreditam que o ZUFSP desempenha um papel principal em ajudar as células a manter a estabilidade genética. Se removermos o ZUFSP, as células se tornarão geneticamente instáveis”, diz o chefe de pesquisa e professor, Niels Mailand.

A estabilidade genética desempenha um papel principal em vários aspectos da saúde humana. Embora o exemplo mais óbvio de uma doença causada por instabilidade genética seja o câncer, ele também desempenha um papel na neurodegeneração, na imunodeficiência, na esterilidade e no envelhecimento precoce, entre outros.

Fonte: Science Daily


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *