Estudo confirma: ter dois empregos é bom para o bolso, mas não para a sua família

Pais-com-dois-empregos.jpg

Com certeza você já imaginava o resultado dessa pesquisa: as pessoas com dois empregos ou mais são tão dedicadas ao trabalho quanto aquelas que têm apenas um, mas para assumir a responsabilidade dupla, elas começam a sacrificar o tempo com os filhos e deixar a família em segundo plano. Essa foi a conclusão de um estudo publicado no Jornal de Negócios e Psicologia de Spinger, feito pela Ball State University, dos Estados Unidos.

A ideia dos pesquisadores era provar que pessoas com dois empregos conseguem ser tão focadas nos dois trabalhos quanto aquelas que prestam serviços para apenas uma empresa. Só que eles acabaram esbarrando em outro fator completamente comportamental, as famílias dessas pessoas sofrem com a ausência.

A pesquisa foi divida em duas partes. A primeira comparou o nível de engajamento dos participantes em cada trabalho, avaliando o desempenho em cada um e a segunda etapa avaliou o desempenho dessas pessoas comparado com aquelas que só tinham um emprego.

Com essa análise, os pesquisadores descobriram que as pessoas que têm dois empregos não priorizam um ao invés do outro. Os funcionários com dois empregos eram igualmente comprometidos como empregados de ambos os estabelecimentos. Na verdade, eles até demonstravam um nível superior de dedicação quando comparados àqueles que tinham apenas um emprego.

Porém, ambos os experimentos mostraram que ter dois empregos pode contribuir para os conflitos familiares, especialmente por causa do tempo que os pais passam longe de casa. “Embora eles não prejudiquem o desempenho no serviço, podem ser prejudiciais para a vida fora do trabalho”, aponta a pesquisa.

Fonte: Revista Pais e Filhos


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *