Pesquisadores descobrem novo tipo de estado de células-tronco

Celulas-tronco.jpg

John Bracht, professor assistente de biologia da Universidade Americana, e seus alunos, descobriram um novo tipo de estado celular que poderia ajudar a garantir que sempre tenha a capacidade de gerar células de gordura saudáveis. A descoberta envolve células-tronco, que geralmente são consideradas como células replicadoras.

Para se transformar em uma célula especializada, uma célula-tronco deve receber instruções. À medida que a equipe cresceu células-tronco na placa de Petri, eles notaram que algumas células-tronco não seguiam ordens.

Se as células-tronco não se transformassem em células de gordura, então o que elas se tornariam? Eventualmente, a equipe descobriu que as células nocivas poderiam se diferenciar e se tornar células de gordura.

Enquanto a equipe examinava as células perigosas, eles encontraram uma mistura de características. As células invasoras não estavam replicando nem diferenciando. Curiosamente, sua expressão gênica foi semelhante às células de gordura.

Com todas essas pistas apontando para as células desgarradas sendo semelhantes a um tronco, a equipe deu continuidade ao trabalho. Finalmente, a equipe descobriu que as células dormentes poderiam despertar, se tornar células-tronco ativas e se transformar em gordura útil, osso ou cartilagem – preenchendo uma definição de células-tronco verdadeiras, apesar de seu comportamento incomum e expressão gênica.

“Os resultados da pesquisa nos dizem que as células-tronco não são tudo o que pensamos que são. Uma célula-tronco pode parecer muito diferente, molecularmente, do que pensávamos anteriormente”, disse Bracht. “Talvez as células-tronco estejam residindo em lugares inesperados”.

Fonte: Science Daily


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *