Acupuntura ajuda a tratar infertilidade feminina

Mulher-fazendo-acupuntura-1200x800.jpg

As agulhas podem ser um complemento para as mulheres que querem engravidar

Até 20% do casais enfrentam dificuldades para engravidar, especialmente para as mulheres com mais de 35 anos. Existem inúmeros tratamentos que ajudam a estimular a gravidez e um deles pode até soar estranho para muita gente: a acupuntura.

Além da idade, existem outros fatores que prejudicam a fertilização: obesidade, distúrbios hormonais, doenças ginecológicas, genética, estresse, além de uso prolongado de anticoncepcional. Com a técnica chinesa da aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, é possível reverter alguns desses problemas.

Segundo a fisioterapeuta dermatofuncional Andressa Moraes, a acupuntura pode ser um tratamento isolado para ajudar na gravidez, mas também um complemento no caso de fertilização. “A acupuntura auxilia a fertilização como uma terapia complementar, ela ajuda a fortalecer o sistema reprodutor da paciente e, também, colabora na redução do estresse, uma das causas da infertilidade, favorecendo o relaxamento”, diz a especialista.

Dentre os diversos benefícios das agulhas para a fertilidade, destaque para o estímulo do sistema nervoso central, estabilizando os níveis hormonais, aumentando a circulação sanguínea nos órgãos do aparelho reprodutor e, assim, melhorando e regulando o ciclo ovulatório feminino, conforme a fisioterapeuta.

Andressa Moraes lembra que os tratamentos contra a infertilidade costumam ser bastante estressantes, pois demandam muitos processos, além da ansiedade natural da mulher. Por isso, a terapia com acupuntura é eficaz, proporcionando maior tranquilidade à paciente.

A recomendação da especialista é que o tratamento com as agulhas se inicie antes do processo de fertilização, para melhorar o estado geral da mulher, sempre com o acompanhamento médico. O tratamento pode ser realizado com duas sessões semanais.

Fonte: Revista O Encontro


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *