Terapia combina duas células para reforçar o tratamento de leucemia

Terapia-de-células-tronco-1200x800.jpg

Uma terapia de câncer baseada na fusão de dois tipos de células em uma única unidade mostrou a possibilidade de fortalecer os tratamentos existentes para a leucemia mielóide aguda. A abordagem une as plaquetas sanguíneas com células-tronco que transportam medicamentos contra o câncer que as guiam até a medula óssea, onde começa a leucemia.

Os pesquisadores descobriram que, quando injetados em camundongos que tinham leucemia mielóide aguda, a terapia combinada impediu que a doença se desenvolvesse ainda mais. Dos ratos que receberam o tratamento, 87,5% foram curados por 80 dias após a injeção das células combinadas e também ficaram todos resistentes a células de leucemia que foram reinjetadas dois meses após o período de 80 dias.

O estudo foi publicado na Nature Biomedical Engineering .

Zhen Gu, professor de bioengenharia da UCLA Samueli School of Engineering, que liderou o estudo, disse que a abordagem poderia ser usada em conjunto com outras terapias, como quimioterapia. Porém, disse que o método teria que ser testado e aprovado em testes clínicos em humanos antes que pudesse ser incorporado em tratamentos para pessoas com leucemia.

Leucemia mielóide aguda é um câncer que começa na medula óssea e pode se espalhar para a corrente sanguínea e outras partes do corpo. Com um sistema imunológico comprometido, uma pessoa com esse tipo de leucemia pode não resistir por complicações de outras doenças.

Os pesquisadores planejam continuar estudando a abordagem como uma terapia potencial.

Fonte: Science Daily News


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *