Lábio leporino: pais se recusam a abortar e bebê completa 2 anos

Jabio-leporino.jpg

Sara Heller, uma americana de Nebraska, disse ter ficado surpresa quando descobriu que seu bebê nasceria com fenda labial e palatina — malformações que ocorrem durante o desenvolvimento do embrião. Mas ela ficou ainda mais chocada quando os médicos sugeriram que a gravidez fosse interrompida. “Eu sabia que, embora o bebê que estava crescendo dentro de mim tivesse algumas complicações, ele também ainda era um bebê com um coração palpitante”, disse ela.

“Embora eu estivesse com medo do futuro de Brody e das coisas que perderíamos como pais típicos de primeira viagem, eu não hesitei em continuar a gravidez”, afirmou. Felizmente, Sara e o marido Chris, tomaram a decisão certa. Afinal, Brady, aos 2 anos, está se desenvolvendo de forma saudável e é uma criança feliz.

Os pais compartilham a história do filho nas redes sociais desde que descobriram seu diagnóstico. “Eu queria que as pessoas tratassem Brody como se ele fosse uma vida digna de comemoração”, disse Sara. Ela contou que as mensagens que a família recebe são extremamente positivas, com milhares de outros pais de todo o mundo dando apoio.

A repercussão foi tão positiva que um membro do “fã-clube” de Brody fez uma doação anônima de US$ 2 mil para a cirurgia do pequeno. “Fiquei impressionada com a bondade que um desconhecido”, disse. “Eu envio notas e fotos de Brody todos os anos”, completou.

Quanto aos médicos que sugeriram o aborto, o desejo de Sara era poder voltar e contar “como Brody tem sido forte nos últimos dois anos e quanta esperança temos para o futuro dele”.

Segundo o obstetra e doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo, Wladimir Taborda, a hereditariedade é o fator de risco mais importante para a fissura labiopalatina. “A possibilidade de o bebê ser afetado é 40 vezes maior se um dos pais tem fissura labial ou palatina e também aumenta se mais de um membro da família tem o problema. É possível fazer o diagnóstico por ultrassonografia a partir da 14ª semana de gestação. As formas de tratamento após o nascimento são muito bem-sucedidas. A cirurgia para o fechamento do lábio leporino é realizada até os 2 ou 3 anos e corrige praticamente todas as alterações”, esclarece.

Fonte: Revista Crescer


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *