Menino ou menina? Está nos genes do pai

baby-boy-girl.jpg

Um estudo da Universidade de Newcastle envolvendo milhares de famílias está ajudando os futuros pais a descobrir se eles provavelmente terão filhos ou filhas.

O trabalho de Corry Gellatly, pesquisadora da universidade, mostrou que os homens herdam a tendência de ter mais filhos ou mais filhas de seus pais. Isso significa que um homem com muitos irmãos é mais propenso a ter filhos, enquanto um homem com muitas irmãs tem mais probabilidade de ter filhas.

A pesquisa envolveu um estudo de 927 árvores genealógicas contendo informações sobre 556.387 pessoas da América do Norte e Europa que remontam a 1600.

“O estudo da árvore genealógica mostrou que é provável que você tenha um menino ou uma menina herdados. Agora sabemos que os homens têm mais probabilidade de ter filhos se tiverem mais irmãos, mas têm mais probabilidade de ter filhas se tiverem mais irmãs. No entanto, nas mulheres, você simplesmente não pode prever ”, explica Gellatly.

Os homens determinam o sexo de um bebê dependendo se o espermatozóide está portando um cromossomo X ou Y. Um cromossomo X combina-se com o cromossomo X da mãe para fazer uma menina (XX) e um cromossomo Y combinará com a mãe para fazer um menino (XY).

O estudo da Universidade de Newcastle sugere que um gene ainda não descoberto controla se o esperma de um homem contém mais X ou mais cromossomos Y, o que afeta o sexo de seus filhos. Em uma escala maior, o número de homens com mais espermatozóides X em comparação com o número de homens com mais espermatozóides Y afeta a razão sexual de crianças nascidas a cada ano.

Filhos ou filhas?

Um gene consiste em duas partes, conhecidas como alelos, uma herdada de cada pai. Em seu artigo, Gellatly demonstra que é provável que os homens tenham dois tipos diferentes de alelos, o que resulta em três combinações possíveis em um gene que controla a proporção de espermatozóides X e Y;

  • Homens com a primeira combinação, conhecida como mm, produzem mais espermatozóides e têm mais filhos.
  • O segundo, conhecido como mf, produz um número aproximadamente igual de espermatozóides X e Y e tem um número aproximadamente igual de filhos e filhas.
  • O terceiro, conhecido como ff, produz mais X espermatozoides e tem mais filhas.

“O gene que é passado de ambos os pais, o que faz com que alguns homens tenham mais filhos e outros tenham mais filhas, pode explicar por que vemos o número de homens e mulheres aproximadamente equilibrados em uma população. Se há muitos homens na população, por exemplo, as fêmeas encontrarão mais facilmente um parceiro, então os homens que têm mais filhas transmitem mais genes, fazendo com que mais mulheres nasçam em gerações posteriores”, diz o pesquisador da Universidade de Newcastle. Sr. Gellatly.

Fonte: Science Daily


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *