Obesidade infantil: bactérias intestinais são fator chave

Obesidade-infantil-foto.jpg

Cientistas sugerem que as bactérias intestinais e suas interações com células imunológicas e órgãos metabólicos, incluindo tecido adiposo, desempenham um papel fundamental na obesidade infantil

Novas informações publicadas por cientistas da Wake Forest Baptist Health sugerem que as bactérias intestinais e suas interações com células imunológicas e órgãos metabólicos, incluindo tecido adiposo, desempenham um papel fundamental na obesidade infantil.

“A comunidade médica costumava pensar que a obesidade era resultado do consumo excessivo de calorias. No entanto, uma série de estudos na última década confirmou que os micróbios que vivem em nosso intestino não estão apenas associados à obesidade, mas também são uma das causas”, disse Hariom Yadav, o principal autor do estudo e professor assistente de medicina molecular na Wake Forest School of Medicine.

Nos Estados Unidos, a porcentagem de crianças e adolescentes afetados pela obesidade mais do que triplicou desde a década de 1970, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. A obesidade está aumentando a uma taxa de 2,3% a cada ano entre crianças em idade escolar, o que é inaceitavelmente alto e indica perspectivas preocupantes para a saúde da próxima geração, afirma o artigo.

O manuscrito de Yadav, publicado na edição atual da revista Obesity Reviews, revisou estudos existentes sobre como a interação entre o microbioma intestinal e as células do sistema imunológico podem ser transmitidas de mãe para bebê desde a gestação e podem contribuir para a obesidade infantil.

O estudo também descreveu como a saúde da mãe, dieta, nível de exercício, uso de antibióticos, método de nascimento (natural ou cesárea) e método de alimentação (fórmula ou leite materno) podem afetar o risco de obesidade em seus filhos.

“Essa compilação de pesquisas atuais deve ser muito útil para médicos e nutricionistas discutirem com seus pacientes, porque muitos desses fatores podem ser alterados se as pessoas tiverem informações suficientes”, disse Yadav. “Também queríamos identificar lacunas na ciência para pesquisas futuras”.

Além disso, entender melhor o papel do microbioma intestinal e da obesidade nas mães e nos filhos ajudará os cientistas a projetar estratégias preventivas e terapêuticas mais bem-sucedidas para verificar o aumento da obesidade em crianças, disse ele.

Fonte: Portal Science Daily