Excesso de alimentos ultraprocessados é ​​vinculado à menor saúde do coração

fast-food-foto.jpg

Alimentos ultraprocessados, que representam mais da metade das calorias diárias médias dos americanos, estão ligados a medidas mais baixas de saúde cardiovascular, de acordo com uma pesquisa do Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

O fato descobriu que para cada aumento de 5% nas calorias dos alimentos ultraprocessados que pessoa comia, havia uma diminuição correspondente na saúde cardiovascular geral. Adultos que ingeriram aproximadamente 70% de suas calorias de alimentos ultraprocessados tinham metade da probabilidade de ter uma saúde cardiovascular “ideal”, conforme definido pelo Life’s Simple, da American Heart Associations.

Os alimentos foram categorizados em grupos de acordo com a extensão e a finalidade do processamento industrial a que são submetidos. Eles são feitos total ou principalmente a partir de substâncias extraídas de alimentos, como gorduras, amidos, gorduras hidrogenadas, açúcar adicionado, amido modificado e outros compostos e incluem aditivos cosméticos, como sabores artificiais, cores ou emulsificantes. Exemplos incluem refrigerantes, lanches salgados, biscoitos, bolos, carnes processadas, nuggets de frango, sopas instantâneas em pó e embaladas e muitos itens frequentemente comercializados como “alimentos de conveniência”.

“Dietas saudáveis desempenham um papel importante na manutenção de um coração e vasos sanguíneos saudáveis”, disse Zefeng Zhang, epidemiologista do CDC. “A ingestão de alimentos ultraprocessados geralmente substitui os alimentos saudáveis, ricos em nutrientes, como frutas, verduras, grãos integrais e proteínas magras, fortemente vinculadas à boa saúde do coração. Além disso, os alimentos ultraprocessados costumam ter alto teor de sal, açúcar, gordura saturada e outras substâncias associadas ao aumento do risco de doença cardíaca”, acrescentou.

Usando dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (NHANES) coletados entre 2011 e 2016, os pesquisadores do CDC revisaram os resultados de 13.446 adultos, com 20 anos de idade ou mais, que completaram um recordatório alimentar de 24 horas e responderam perguntas sobre seus saúde cardiovascular.

“Este estudo ressalta a importância de construir uma dieta mais saudável, eliminando alimentos como bebidas açucaradas, biscoitos, bolos e outros alimentos processados”, disse Donna Arnett, Ph.D., ex-presidente da American Heart Association e reitor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Kentucky, em Lexington. “Há coisas que você pode fazer todos os dias para melhorar sua saúde um pouco. Por exemplo, em vez de pegar aquele pedaço de pão branco, pegue um pedaço de pão que seja grão integral ou pão de trigo. Tente substituir um hambúrguer por peixe uma vez ou duas vezes por semana. Fazer pequenas alterações pode melhorar a saúde do coração”.

Fonte: Portal Science Daily


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *