Entenda o que causa a azia na gravidez e como amenizar os sintomas

azia-na-gravidez.jpg
Para evitar a azia na gravidez, recomenda-se seguir algumas mudanças simples na alimentação, como evitar frituras, alimentos ricos em pimenta ou muito condimentados e evitar beber líquidos durante as refeições, que devem ser feitas em pequenas quantidades. Para aliviar rapidamente a queimação, pode-se tentar tomar 1 copo de leite, de preferência desnatado, pois a gordura do leite integral demora mais tempo no estômago e pode não ajudar.
Azia é uma sensação de queimação que inicia final do osso do meio das costelas e vai até a garganta, e é comum surgir no segundo ou terceiro trimestre da gestação, mas algumas mulheres podem sentir os sintomas mais cedo.
O que fazer para evitar azia na gravidez
Apesar da azia ser uma alteração típica da gravidez, existem alguns cuidados que ajudam a combater este problema:
  • Evitar alimentos como mostarda, maionese, pimenta, café, chocolate, refrigerante, bebidas alcoólicas e sucos industrializados;
  • Evitar beber líquidos durante as refeições;
  • Consumir regularmente frutas como pera, maçã, manga, pêssego bem maduro, mamão, banana e uvas;
  • Mastigar bem todos os alimentos, para facilitar a digestão;
  • Ficar sentada pelo menos 30 minutos após comer, evitando deitar-se;
  • Não usar roupas apertadas na barriga e no estômago;
  • Comer pequenas porções de cada vez, várias vezes por dia;
  • Colocar um calço de 10 cm na cabeceira da cama, para evitar que o corpo fique completamente deitado na horizontal, favorecendo o refluxo e a azia;
  • Não fumar e evitar a exposição ao cigarro;
  • Evitar comer de 2 a 3 horas antes de dormir.
Acredita-se popularmente que quando a grávida sente muita azia seu bebe terá muito cabelo, mas não existe nenhuma comprovação científica de que isso realmente possa acontecer.
Remédios para azia na gravidez
Na maior parte dos casos, a azia melhora com mudanças na alimentação e no estilo de vida, mas em casos de azia constante e severa, o médico poderá indicar remédios à base de magnésio ou de cálcio, como as pastilhas de Magnésia Bisurada ou Leite de Magnésia, ou remédios como Mylanta Plus, por exemplo. No entanto, é importante lembrar que qualquer medicamento só deve ser tomado sob orientação médica, pois pode ser prejudicial para o desenvolvimento do bebê.
Outras opções são os remédios caseiros que aliviam a azia, como descascar um pedacinho de batata e comer crua mesmo. Outras opções incluem comer 1 maçã com casca, um pedacinho de pão ou 1 biscoito cream cracker porque eles ajudam a empurram o conteúdo gástrico de volta para o estômago combatendo a azia naturalmente.
Porque a azia surge durante a gravidez
A azia surge na gravidez devido ao excesso de progesterona, um hormônio que relaxa a musculatura do útero para permitir que ele cresça e comporte o bebê. No entanto, a progesterona acaba diminuindo o fluxo intestinal e relaxando também o esfíncter esofágico, que é o músculo responsável por fechar a divisão entre o estômago e o esôfago, o que acaba permitindo que o ácido gástrico retorne para o esôfago e garganta com maior facilidade.
Além disso, com o crescimento do bebê, os órgãos acabam ficando com menos espaço no abdômen e o estômago é comprimido para cima, o que também facilita o retorno do alimento e do suco gástrico.
Quando a azia vai passar
Em geral, a azia passa após o parto, quando o estômago volta a ter mais espaço no abdômen e os hormônios femininos voltam ao normal. No entanto, mulheres que ganharam muito peso durante a gestação podem ainda ter sintomas de azia por até 1 ano após o parto.
Fonte: Portal Tua Saúde

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *