Vejam as doenças que causam infertilidade no homem e na mulher

Casal.jpg

Algumas doenças que causam infertilidade tanto no homem quanto na mulher são problemas imunológicos, diabetes e obesidade. Além destas, doenças específicas de homens e de mulheres também podem ser a causa para a dificuldade de engravidar.

Após 1 anos de tentativas sem sucesso de engravidar, o casal deve procurar o médico para fazer exames que avaliam a presença de infertilidade, e seguir o tratamento adequado de acordo com a causa do problema.

As principais causas de infertilidade na mulher são:

  • Distúrbios hormonais que impedem a ovulação;
  • Síndrome dos ovários policísticos;
  • Infecção por clamídia;
  • Infecções nas trompas uterinas;
  • Obstrução das trompas uterinas:
  • Problemas no formato do útero, como útero septado;
  • Endometriose;
  • Endometrioma, que são cistos e endometriose nos ovários.

Mesmo mulheres que têm menstruação normal e que não sentem dor ou desconforto relacionados aos órgãos genitais podem apresentar problemas de infertilidade que devem ser avaliados pelo ginecologista.

As principais causas de infertilidade no homem são:

  • Uretrite: inflamação da uretra;
  • Orquite: inflamação no testículo;
  • Epididimite: inflamação no epidídimo;
  • Prostatite: inflamação na próstata;
  • Varicocele: veias aumentadas nos testículos.

Quando o casal não consegue engravidar, também é importante que o homem procure o médico urologista para avaliar sua saúde e identificar problemas na ejaculação ou na produção de espermatozoides.

Infertilidade sem causa aparente: Na infertilidade sem causa aparente, o casal deve passar por vários exames com resultados normais, além de 1 ano de tentativa de gravidez sem sucesso. Para estes casais recomenda-se continuar tentando engravidar utilizando as técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro, que possui um índice de sucesso de 55%. Segundo os especialistas, os casais com diagnóstico de infertilidade sem causa aparente que realizam 3 Fertilizações in vitro ( FIV), 1 por ano,  têm até 90% de chances de engravidar na terceira tentativa.

Diagnóstico da infertilidade: Para diagnosticar a infertilidade, deve-se fazer avaliação clínica com o médico e exames de sangue para avaliar a presença de infecções e alterações nos hormônios. Na mulher, o ginecologista pode pedir exames vaginais como ultrassonografia transvaginal, histerossalpingografia e biópsia do útero, para avaliar a presença de cistos, tumores, infecções vaginais ou alterações na estrutura dos órgãos reprodutores.

No homem, a avaliação deve ser feita pelo urologista e o principal exame realizado é o espermograma, que identifica a quantidade e a qualidade dos espermatozoides no sêmen. Veja quais os exames necessários para avaliar a causa da infertilidade no homem e na mulher.

Tratamento da infertilidade: O tratamento da infertilidade tanto no homem quanto na mulher depende da causa do problema. O tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos antibióticos, com injeções de hormônios ou, se necessário, com cirurgia para resolver o problema nos órgãos reprodutores. Caso a infertilidade não seja resolvida, também é possível utilizar as técnicas de inseminação artificial, em que os espermatozoides são colocados diretamente no útero da mulher, ou a fertilização in vitro, em que o embrião é produzido em laboratório e depois implantado no útero da mulher.

Fonte: Portal Tua Saúde


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *