A história de sucesso da menina Asia após tratamento com células-tronco

História-da-Ásia.jpg

Durante a gravidez da Asia, os pais decidiram, por meio de uma indicação, armazenar as suas células-tronco do sangue de cordão umbilical em um banco europeu. Ainda bem!

Com o passar do tempo, os pais observaram que a menina Asia tinha dificuldades de manter-se em pé, para segurar objetos e não estava se desenvolvendo como as outras crianças. Contudo, somente com dois anos, Asia foi diagnosticada com um tipo de paralisia cerebral devido à ausência de oxigênio durante o parto. O médico, que realizou o diagnóstico, disse que ainda que não houvesse cura para a doença, a fisioterapia poderia ajudar a diminuir a inflamação dos músculos e indicou que procurassem um tratamento com as células-tronco que foram armazenadas.

Os pais, por meio do banco que armazenou as células-tronco, conseguiram um contato com a Universidade de Duke nos EUA, a qual realiza este tipo de tratamento para paralisia cerebral. Em Duke, Asia recebeu a primeira infusão de células-tronco e em menos de um mês já foi possível observar melhoras no nível da fala, corrida, escalada e mais força nos braços e pernas. Contudo, mesmo com esse resultado positivo, os especialistas da Universidade de Duke, indicaram uma 2ª infusão de células-tronco para finalizar o tratamento.

Atualmente com 4 anos de idade, Asia já terminou o 2º ano do pré-escolar e mesmo sabendo que é a criança mais baixa da sua turma, tem conseguido manter-se com o mesmo desenvolvimento das outras crianças, como praticar aulas de dança e participar do espetáculo do final do ano.

Seus pais estão muito satisfeitos com o resultado do tratamento e a melhora da filha, sabendo que tudo isso foi possível por conta do armazenamento das células-tronco do sangue do cordão umbilical.

Fonte: Parent’s Guide to Cord Blood Foundation

https://parentsguidecordblood.org/en/news/asias-cord-blood-story


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *