Adaptação na escola: nem sempre é fácil e muitos pais sofrem mais que os filhos

Adaptação-escolar.jpg

Uma hora seu filho vai começar pela fase de adaptação escolar, seja pela primeira vez ou em uma nova instituição, e atenção…quanto antes trabalhar isso, melhor – para ele e para você. Afinal, não dá para negar que é um momento delicado para toda a família. Medo, ansiedade e insegurança são sentimentos comuns que os pequenos e os pais sentem nesse período.

A criança, de repente, se vê no meio de pessoas estranhas e novas regras com as quais precisa conviver e os pais mal conseguem conter o pavor de imaginar seu “tesouro” sendo entregue aos cuidados dos educadores. A primeira fase disso tudo você já passou: pesquisou bastante, visitou diversas instituições e está seguro de sua escolha. No entanto, agora chegou a hora pra valer. Há crianças que se jogam no colo da professora e entram na escola feliz e contente. Mas e as crianças que choram, resistem e tentam ao máximo convencer os papais a voltarem para a casa? Como reagir? Os pais devem ceder? Chamar a atenção? Entregar o filho à professora chorando e ir embora? São muitas dúvidas e sentimentos envolvidos.

A psicopedagoga Patrícia Vieira falou sobre essa fase de transição e passou algumas dicas para você e seu filho lidarem com a adaptação da melhor maneira possível. “Por menor que a criança seja, é bom sempre ter um diálogo, explicar que ela precisa ir para a escola, reforçando o apoio dos pais. Outra dica é a mãe não permanecer muito tempo dentro da sala de aula, para que a criança tenha oportunidade de ser acalentada pela professora no momento do choro e da insegurança e passe a confiar na professora e, aos poucos, vá se adaptando ao ambiente escolar. Além disso, os pais devem visitar a escola com a criança e mostrar as dependências do local, sempre mostrando motivação e alegria. Outra opção é criar um elo de aproximação entre a casa da família e a escola, por meio de brinquedos ou objetos com significado emocional para a criança, criando assim um vínculo afetivo”, orientou.

Outra dica importante é tentar buscar a criança na escola sempre antes do horário previsto, aumentando gradativamente a cada dia, fazendo assim com que a criança sinta prazer em retornar para a escola.

A jornalista Manoela Fonseca, mãe do Guilherme (3 anos), contou como foi a experiência quando o pequeno foi para a escola com um ano e quatro meses. “Ele chorou todos os dias, por um mês, quando o deixava na escola. Foram 30 dias com o meu coração apertado, mas segui firme e insisti. A escola me mandava fotos via aplicativo para ver que ele tinha parado de chorar e estava bem. Mas eu ainda ficava triste e quando estava fazendo um mês, ele ainda chorando, desisti. Ia conversar com a direção para informar que ia tirá-lo, mas exatamente neste dia ele entrou na escola sem chorar. No dia seguinte também não chorou, no outro também, foram passando as semanas e ele não chorava mais. Vi que era uma fase, um pouco chata, mas passou. É preciso confiar na escola e, se a mãe se sentir segura, manter suas decisões”, disse.

Fonte: psicopedagoga Patrícia Vieira


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *