Crianças com necessidades especiais: 10 brincadeiras para fazer dentro de casa

brincadeiras-para-criancas-com-deficiencia-visual-1-1200x798.jpg

Crianças com atrasos no desenvolvimento, como Transtorno do Espectro Autista e síndrome de Down, costumam ficar ainda mais agitadas no isolamento. Saiba como distraí-las (e diverti-las)

Está todo mundo em casa: avós, pais, crianças… famílias inteiras! No entanto, o período de isolamento social por conta do novo coronavírus pode ser particularmente difícil para algumas pessoas. Segundo a neuropsicóloga Bárbara Calmeto, especialista em Educação Especial e diretora do Autonomia Instituto (RJ), é normal as crianças com necessidades especiais ficarem mais ansiosas. “Além de ser um período difícil, pois não têm como brincar em espaços abertos ou com muitas pessoas, as crianças com atrasos no desenvolvimento, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down (T21), costumam ficar ainda mais agitadas. Por isso, é importante que os pais ou responsáveis mesclem atividades e brincadeiras”, esclarece.

“Aproveite também para ensinar e conversar com seu filho sobre o novo coronavírus. Fale de maneira lúdica, mas bem prática e concreta, sobre os cuidados que precisamos ter e a importâncias dos hábitos de higiene. É uma ótima oportunidade de treinar novas habilidades”, completa.

Confira 10 dicas da especialista para alegrar e distrair os pequenos dentro de casa:

1 – Massa de modelar caseira: toda criança ama massinha de modelar e fazer o processo em casa para depois brincar é uma atividade super legal. Deixe-a sujar, misturar e faça passo a passo para ela participar. Depois da massinha pronta, brinque à vontade! Faça bichinhos, modele, corte com tesoura sem ponta e use a criatividade.

Como fazer: numa tigela, misture bem todos os ingredientes (4 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de sal, 1 ¹/² xícara de água, 1 colher de chá de óleo), separe em porções e coloque algumas gotas de corante para fazer cores diferentes. Lembre-se de guardar em saco plástico para não endurecer.

2 – Tinta caseira: você pode fazer e pintar na folha, no azulejo do banheiro e deixar a criança se sujar à vontade. É diversão garantida e com uma estimulação bem sensorial!

Como fazer: misture 1 xícara de farinha de trigo, 1 xícara de sal, 1 xícara de água. Coloque a mistura em copos ou potes separados e pingue gotas de corante. Misture bem e pode usar com muita criatividade.

3 – Quebra-cabeça: comece com quebra-cabeça de uma peça e vá acrescentando peças. Você mesmo pode criar quebra-cabeças de metade correspondente, onde você coloca metade da imagem e seu filho precisará encontrar a outra metade. Use imagens conhecidas por ele como formas geométricas, letras, números, animais, frutas, dentre outros.

4 – Circuito de obstáculos: lembre-se que a decoração da sua casa são os brinquedos e as brincadeiras do seu filho. Pegue almofadas, bambolês, cadeiras, puffs e outros objetos que você possa usar e monte um circuito com obstáculos. Pense comigo: a criança precisará pisar nas almofadas com 2 pés juntos, passar por cima do puff, embaixo da cadeira, pular dentro dos bambolês e pisar com 1 pé só nas almofadas. Essa atividade desenvolve a coordenação motora ampla, reconhecimento do corpo, controle do esquema corporal, lateralidade e muito mais.

5 – Labirinto no corredor: pegue uma fita grossa e cole de uma ponta a outra na parede formando um labirinto no corredor. Depois, peça para seu filho passar pelo labirinto sem encostar na fita. Será diversão para muito tempo, não é?

6 – Acampamento: pegue um lençol, pendure em um canto da sala ou do quarto e faça uma cabana. Aproveite para acender uma lanterna, ler livros, fazer atividades, criar histórias, fazer lanches e muito mais dentro do acampamento. Mas um alerta importante: as crianças com autismo e Síndrome de Down às vezes demonstram dificuldades nas brincadeiras mais lúdicas de imaginação e de criatividade. Nesse caso, você precisará ser mais criativo e saber que o tempo de concentração dele será menor. Então, deixe o acampamento montado e brinque um pouco a cada dia.

7 – Blocos de montar: vocês podem montar torres, castelos, carrinhos, pessoas e até aproveitar para fazer treino de imitação, onde você crie uma sequência e peça para seu filho fazer igual. Para crianças menores ou com dificuldades motoras, use peças maiores de encaixe.

8 – Atividades sensoriais: essa é uma ótima pedida, já que a maioria das crianças com atrasos no desenvolvimento tem déficits sensoriais. Faça caixas com bolinhas de gel, sagu ou arroz colorido, feijão, areia lunar, dentre outros materiais, e coloque dentro da caixa objetos que seu filho gosta. Pode usar animais, letras, números e frutas, e esconda os objetos no material da caixa sensorial. Peça para seu filho encontrar os objetos usando as mãos ou uma pinça.

9 – Cozinha divertida: muitas crianças com TEA e T21 têm seletividade alimentar e déficits sensoriais, por isso, incluí-las no preparo de alimentos gostosos é uma ótima opção. Faça biscoitinhos, bolos, sanduíches, brigadeiro, pão de queijo, dentre outras receitas fáceis. Escreva a receita e vá fazendo o passo a passo com seu filho. Depois, monte uma mesa bonita, chame a família e compartilhem o resultado do esforço do seu filho.

10 – Brincadeiras manuais: essas sempre agradam e as crianças com atraso no desenvolvimento, muitas vezes, têm dificuldades em realizar. Por isso, é um ótimo momento para estimular. Pode fazer recorte e colagem com encartes de mercado ou farmácia, pintura com hastes flexíveis e tinta, colagem de bolinhas de papel crepom, brinquedos com material reciclável, dobraduras, mosaico com EVA, dentre outros. As atividades artísticas manuais ajudam a estimular as mãos através da coordenação motora e coordenação olho-mão. Além de estimular a parte sensorial e de criatividade também.

Fonte: revista Crescer


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *