Como lavar corretamente as mãos das crianças e fazer eles se acostumarem com o hábito

Criança-lavando-as-mãos.jpg

Lavar as mãos é a melhor forma de prevenir a propagação de germes, doenças e infecções. De acordo com o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a lavagem das mãos chega a impedir 1 a cada 3 casos de diarreia e 1 a cada 5 infecções respiratórias, como gripe e resfriado.

Manter as mãos bem lavadas e ensinar as crianças a fazer o mesmo pode ser a ferramenta mais poderosa que você tem à disposição para proteger a sua saúde e a da família toda, inclusive da Covid-19. E o melhor é que custa pouco e tem grande efeito, não só dentro de casa como também em toda a comunidade de pessoas ao seu redor.

Em que momentos se deve lavar as mãos?

Procure sempre lavar as suas mãos e as das crianças:

  • Antes de comer
  • Antes, durante e depois de preparar comida
  • Antes e depois de contato com alguém doente
  • Antes e depois de encostar em um corte ou machucado
  • Depois de espirrar, tossir e assoar o nariz
  • Depois de trocar fraldas
  • Depois de ir ao banheiro
  • Depois de mexer em lixo
  • Depois de brincar com o seu animal ou qualquer outro animal, e depois de manusear a comida ou fezes do animal
  • Depois de brincadeiras ao ar livre
  • Depois de brincar no parquinho
  • Sempre que chegar em casa ou ao seu lugar de destino, especialmente quando tiver circulado por locais com grandes concentrações de pessoas

Como lavar corretamente as mãos com água e sabão

Usar água e sabão é geralmente a melhor forma de limpar as mãos, especialmente quando estão visivelmente sujas ou engorduradas. Siga os passos a seguir:

  1. Molhe as mãos com água corrente limpa (fria ou morna) e passe o sabão ou sabonete na palma das mãos.
  2. Ensaboe bem as mãos, incluindo a parte de trás, o espaço entre os dedos e embaixo das unhas. Não se esqueça da base dos polegares, dos punhos e, se necessário, até mais para cima, chegando ao antebraço.
  3. Esfregue as mãos uma na outra por ao menos 20 segundos. Ensine seus filhos a cantar alguma musiquinha que dure esse tempo para que tenham uma ideia de quanto leva para passar os tais 20 segundos, como “Parabéns a você” (cantada duas vezes).
  4. Enxágue bem sob água corrente.
  5. Seque as mãos usando uma toalha limpa.

 

Álcool gel para limpar a mão de bebês

Se realmente não houver água e sabão por perto para lavar as mãozinhas, que é preferível, não há problema em utilizar o álcool gel no bebê desde que você tenha todo o cuidado com a quantidade aplicada (equivalente ao tamanho de uma ervilha) e com a armazenagem do produto antes e depois. Nunca deixe a embalagem ao alcance do bebê.

Isso porque a porcentagem de álcool contida no álcool gel (60 por cento ou mais, para ser eficiente para matar germes) chega ao dobro do nível da presente em certas bebidas alcoólicas como vodca ou pinga, algo que pode ser muito tóxico para um bebê.

Tenha todo cuidado também com lenços desinfetantes que servem para limpar superfícies e móveis, não a mão ou o rosto do bebê. Eles não devem ser usados na pele, e precisam ser mantidos bem guardados em áreas por onde o bebê não circula.

Se por um acaso você perceber que o bebê acabou lambendo a mão úmida de álcool gel, não entre em pânico, porque provavelmente a quantidade não chegará a ser perigosa. Enxágue a boca do bebê, já que o álcool ainda por cima tem gosto ruim, e dê água ou leite materno para ele beber. Mas observe o bebê nas próximas horas.

Caso ache que ele está repentinamente caidinho, com os olhos avermelhados, ou você acredite que ele consumiu mais de uma colher de chá de álcool gel, ligue para um centro de atendimento toxicológico (Ceatox) para obter orientações específicas. O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, mantém atendimento 24 horas pelo telefone 0800-0148110 para casos de envenenamento ou intoxicação.

Lenços umedecidos comuns não são feitos para combater germes, embora façam as mãos parecer limpas. Para higienizar mesmo, use água e sabão ou álcool gel. Qualquer outro produto de higiene que contenha apenas ingredientes alternativos ou concentração de álcool inferior a 60 por cento não será capaz de eliminar germes e evitar doenças.

Como criar o hábito de lavar as mãos nas crianças

A lavagem das mãos é um hábito que as crianças aprendem com a prática. Para ajudar seu filho a encarar lavar as mãos como uma coisa automática, faça o seguinte:

  • Comece cedo. Até antes de fazer dos 2 anos crianças já podem aprender a lavar as mãos sozinhas, embora precisem de ajuda. Levante seu filho para que possa alcançar a pia, ou compre um “banquinho degrau” bem firme, especial para crianças. É um produto fácil de encontrar.
  • Transforme a atividade em brincadeira. Cante uma música conhecida ou invente uma nova especialmente para a ocasião. Faça da lavagem das mãos algo leve e divertido. A rotina de lavar as mãos pode ser repetida também dentro das brincadeiras com bonecos e bonecas.
  • Lembre a criança da necessidade de lavar as mãos. Seu filho provavelmente não se lembrará de lavar as mãos por conta própria, especialmente se não parecerem muito sujas. Explique que nem sempre dá para ver sujeira e germes, e reforce os momentos em que a lavagem é sempre necessária.
  • Dê o exemplo. Ao presenciar você lavando as mãos com frequência, as crianças vão aprender a imitar e depois a incorporar o hábito.

Preciso lavar as mãos do bebê?

Lave as mãos do bebê sempre que ele tiver tido contato com outras pessoas (que não as que moram com ela), e toda vez que chegar em casa com o bebê, vindo por exemplo de uma consulta ao pediatra, de um passeio, da creche.

É bom começar a lavar as mãos do bebê com regularidade, dentro da rotina, uma vez que ele esteja engatinhando, já que passará a ter contato com mais sujeira e germes.

Lembre-se de lavar a mão do bebê sempre antes das refeições, principalmente quando começar a entregar alimentos na mão da criança para ela comer sozinha. Lave também as mãozinhas do bebê depois da troca de fraldas, porque sempre há possibilidade de ele ter tido contato com a fralda suja.

E não tenha vergonha de pedir para pessoas que estão visitando o bebê que lavem as mãos também.

Recém-nascidos e bebês pequenos têm o sistema imunológico ainda em formação, portanto são mais vulneráveis a infecções.

Dependendo da idade do bebê, pode ser que você tenha que lavar uma mãozinha de cada vez, na pia, enquanto o segura no colo. Conforme o bebê vai crescendo, vá ensinando a esfregar uma mão na outra. Mostre desde cedo que a mão ensaboada não deve ir para o olho.

Observação: Parte das informações deste artigo é baseada em dados publicados pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

Fonte: portal Baby Center


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *