Coronavírus X gestação: especialista esclarece dúvidas sobre o assunto

Corona-X-gestante-1200x675.jpg

Prevenção e risco de contaminação são alguns dos temas abordados 

Desde que foi divulgado pela primeira vez, o novo Coronavírus tem sido a principal notícia no Brasil e no mundo. Não à toa, a COVID-19 tem mudado a rotina da população e, com isso, grandes veículos passam a atualizar os dados sobre a pandemia diariamente.

No entanto, mesmo diante de inúmeras informações e com o aumento de novos casos surgindo rapidamente no país, muitas dúvidas têm surgido no que diz respeito as grávidas. Atento a esses questionamentos, o Dr. Nelson Tatsui, Diretor-Técnico do Grupo Criogênesis e Hematologista do HC-FMUSP, responde algumas perguntas sobre o assunto

Confira:

  • Quais cuidados precisam ser adotados durante a gestação?

As precauções devem ser as mesmas seguidas por toda a população. Lavar as mãos regularmente por, no mínimo, 20 segundos, manter distância segura de outras pessoas, evitar tocar olhos, nariz e boca e, principalmente, evitar aglomerações. Além disso, seguir as orientações recomendadas pelo médico responsável pelo pré-natal.

  • Mães infectadas pelo vírus podem transmitir a doença para os bebês durante a gravidez?

Estudos recentes realizados pela JAMA Pediatric, apontam que, apesar de raro, é possível sim a transmissão da Covid-19 para a criança. Porém, ainda não é um fato que deva gerar preocupação aos pais. De 33 casos de recém-nascidos analisados, apenas três testaram positivo para a doença e, após uma semana, os mesmos já haviam eliminado o vírus de seu organismo.

  • Testei positivo para o Coronavírus. Posso amamentar meu filho?

Desde que todos os cuidados necessários quanto à higienização sejam respeitados, não existe problema em manter o aleitamento materno, uma vez que não existem evidências de que o vírus seja transmitido pelo leite.

  • É possível que o coronavírus seja transmitido pelo sangue do cordão umbilical?

Embora ainda nenhum estudo afirme, é muito improvável que ocorra transmissão por parte do cordão ou outros tecidos, por exemplo. Entretanto, é necessário esclarecer que existe uma diferença entre testes que buscam essa transferência entre mães e filhos e outros que apenas testam os sinais da Covid no sangue do cordão.

  • Mesmo com a epidemia devo continuar doando o sangue do cordão umbilical?

Sim. As coletas continuam ocorrendo normalmente. O material coletado beneficia pacientes que precisam de doação para transplante para diversas indicações.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *