Máscaras de pano com três camadas podem bloquear até 99% das partículas, diz estudo

Costureira-fazendo-mascara.jpg

Pesquisadores canadenses resolveram analisar um século de estudos sobre a eficiência da filtragem das máscaras — que é a capacidade de um material bloquear a transmissão, expressa em porcentagem — e chegaram a uma conclusão: as máscaras de pano podem impedir a propagação da Covid-19, bloqueando até 99% das partículas infecciosas. Mas não é qualquer máscara. Para chegar a esse nível de proteção, são necessárias, no mínimo, três camadas de pano. Somente assim, é possível bloquear o vírus transportado por partículas microscópicas no ar.

De acordo com as evidências, algumas combinações de tecidos, como flanela de algodão, bloqueiam mais de 90% das partículas. “Nossa análise sugere que o tecido pode bloquear partículas, mesmo as do tamanho de aerossóis, e isso apóia a política de saúde pública canadense sobre o assunto”, afirmou Catherine Clase, autora do estudo e professora associada de medicina na Universidade McMaster, no Canadá.

Embora o tecido não proteja completamente contra o vírus, ele bloqueia as partículas — com mais de cinco micrômetros de diâmetro — geradas ao falar, comer, tossir e espirrar. Isso significa que uma partícula carregada de vírus emitida por um usuário infectado que esteja usando máscara é mantida dentro dela e não pode pairar no ar ou permanecer em uma superfície. A equipe explicou que as máscaras não são avaliadas separadamente para cada patógeno, ou seja, a eficiência da filtração depende de partículas de tamanhos diferentes, independentemente do patógeno que ela contém. Mesmo para os aerossóis menores, a máscara de tecido era comparável às máscaras médicas, disseram os pesquisadores.

No entanto, os especialistas alertam que pode haver uma desvantagem arriscada ao usar várias camadas de pano sobre o rosto. “É importante perceber que mais camadas darão mais proteção, tanto interna quanto externa, mas dificultarão a respiração”, disse Catherine. “Por esse motivo, não é recomendável que crianças menores de dois anos e pessoas com dificuldades respiratórias usem máscaras”, completou. E ela termina com  mais um alerta. “O uso incorreto de máscaras de pano ou a higiene reduzida das mãos são uma falsa sensação de segurança”, finalizou, no estudo publicado pela Annals of Internal Medicine.

Fonte: revista Crescer


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *