Semana Mundial de Aleitamento Materno 2020

Aleitamento-materno-1-1200x864.jpg

Em 2020 a Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA) traz um tema amplo e que vem de encontro com a situação atual do mundo: “Apoie a amamentação para um planeta mais saudável”. Deste modo, a SMAM 2020 discute os vínculos entre amamentação e meio ambiente e mudanças climáticas e sua prática como parte essencial para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Semana do Aleitamento Materno acontece de 1º a 7 de agosto.

O leite materno é o alimento ideal para o bebê recém-nascido e é recomendado como o único alimento nos seis primeiros meses de vida, com introdução de alimentos complementares e continuação da amamentação a partir de então e até os dois anos de idade ou mais. Para a sobrevivência do bebê é importantíssimo que o leite materno não seja substituído, pois atende todas as necessidades nutricionais, imunológicas e psicológicas.

A duração da amamentação na espécie humana idealmente deve ser de no mínimo 2 anos, idade em que costuma ocorrer o desmame naturalmente¹. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais.

Importância
Amamentar é muito mais do que nutrir a criança¹. Entre os benefícios da amamentação para a mãe é frequentemente citada a aceleração da perda de peso ganho na gravidez, a involução uterina pós-parto, a proteção contra anemia decorrente da pausa da menstruação mais prolongada, e menor incidência de câncer de mama e ovário³. O aleitamento também traz bônus para a família: é uma opção econômica e prática³.

Para o bebê e a criança, os argumentos em favor do aleitamento materno são:

  • Prevenção de mortes infantis;
  • Prevenção de diarreia;
  • Prevenção de infecção respiratória;
  • Diminui o risco de alergias;
  • Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes;
  • Reduz a chance de obesidade;
  • Melhor nutrição;
  • Melhor desenvolvimento da cavidade bucal.

Fonte: Revista Pais e Filhos


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *