Criogênesis é destaque na Revista Crescer

Fertilidade Congelada

A Criopreservação de óvulos representa esperança para mulheres que precisam a maternidade, seja por razões de saúde, profissionais ou emocionais. Conheça histórias de quem congelou suas células reprodutivas, entenda como funciona o método e quando ele é indicado.

De acordo com o ginecologista especialista em Reprodução Humana da Criogênesis, Dr. Renato de Oliveira, a técnica de congelamento de óvulos, por meio da Vitrificação, é o método mais promissor para ser utilizado por mulheres que desejam preservar sua fertilidade. “Com esse método, os óvulos maduros são congelados e as suas características, mesmo após o descongelamento, são preservadas”, explica. Quando a mulher decide usar os seus óvulos, eles são descongelados e fertilizados com espermatozoides. Por isso, o tratamento deve ser sempre a fertilização in vitro (FIV). “Os embriões formados serão transferidos para o útero e o teste de gravidez é feito em aproximadamente 12 dias”, completa o médico.

 

O especialista ressalta que o ideal é realizar o congelamento até os 35 anos de idade, pois os resultados são melhores. “Se a mulher tem mais de 35 anos e não pensa em ter filhos nos próximos anos, é essencial que converse com seu médico para avaliar a possibilidade de criopreservação”, alerta.

 

QUEM PODE REALIZAR?

Além de ser indicada para mulheres que planejam engravidar tardiamente, a técnica também pode ser realizada por mulheres diagnosticadas com câncer e que tenham que passar por quimioterapia e radioterapia, tratamentos que costumam comprometer a fertilidade feminina. “Nesses casos, se os óvulos não forem afetados pela doença, devem ser retirados antes do início dos procedimentos. Mulheres com histórico de menopausa precoce na família ou que tenham que ser submetidas a cirurgias que retirem parte do tecido ovariano, como a de endometriose, também podem congelar suas células reprodutivas”, finaliza o ginecologista.

Leia mais: //goo.gl/S4qCFQ


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *