Terapia com células-tronco parece ter efeito na lesão cerebral traumática

lesão-cerebral-traumatica-1200x675.jpg

Os resultados de uma tentativa clínica para lesão cerebral traumática (TBI) usando as células-tronco do próprio paciente mostrou que a terapia parece diminuir a resposta neuroinflamatória do corpo ao trauma e preservar o tecido cerebral, de acordo com pesquisadores da University of Texas Health Science Center at Houston (UTHealth). Os resultados foram publicados no site da STEM CELLS.

Os dados derivados desta tentativa vão além de apenas testar a segurança desta abordagem “, disse Charles S. Cox Jr., M.D., principal investigador, professor do Department of Pediatric Surgery e co-diretor do Memorial Hermann Red Duke Trauma Institute.

O novo estudo mostra que a terapia com células-tronco autólogas após o TBI é segura e reduz os requisitos de intensidade terapêutica dos cuidados neurocríticos. A teoria é de que as células-tronco no cérebro aliviam as inflamações do corpo geradas como resposta do trauma.

A pesquisa foi feita com 25 pacientes e a colheita da medula óssea, o processamento celular e a reinfusão ocorreram dentro de 48 horas após a lesão. O processamento celular foi feito no Laboratório de Investigação Terapêutica de Células-Tronco de Evelyn H. Griffin na McGovern Medical School.

Resultados funcionais e neurocognitivos foram medidos e correlacionados com dados prognosticados, incluindo ressonância magnética (RM) e tensor de difusão da matéria branca do cérebro.

Fonte: IPCT (Instituto de Pesquisa com Células-tronco)

Terapia com células-tronco parece ter efeito na lesão cerebral traumática


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *