Saiba os exames que a futura mamãe deve fazer sem falta

Exames-durante-a-gravidez-1200x1200.jpg

O resultado do teste de farmácia e o exame de sangue deram positivo e descobriu que está grávida? Eis o momento em que a futura mãe costuma se perguntar: “Será que o meu bebê está bem? O que eu faço agora?”. Bom, procurar um obstetra é o primeiro passo. É ele quem estará com você acompanhando tudo o que acontecer em sua barriga pelo menos até o momento do tão esperado parto.

O acompanhamento gestacional é imprescindível e ajuda a identificar problemas que possam vir a assolar a mãe e o feto. A ação preventiva é a melhor maneira de evitar o desenvolvimento de doenças que possam prejudicar a gravidez. Os exames pré-natais devem ser feitos por todas as mulheres gestantes, apresentem elas gravidez de risco ou não.

Segue abaixo uma lista básica de exames que a futura mãe deve se submeter antes de o bebê nascer.

Na 1ª primeira bateria haverá diversos tipos de exames como, diabetes, sífilis, toxoplasmose, rubéola, hepatite, HIV 1 e 2, urina e exame de fezes. Pouco tempo depois, será feito um ultrassom transvaginal para verificar se o embrião está bem implantado no útero e também para delimitar o tempo de gestação e se ela é múltipla.

Até a 12ª semana de gravidez será realizada a biópsia de Vilocorial, para examinar fragmentos da placenta. Da 15ª até a 24ª semana de gestação haverá coleta do líquido amniótico.

Entre a 14ª e 16ª semanas de gravidez será feito o ultrassom morfológico. Esta análise é chamada de Translucência Nucal e irá verificar as chances do bebê ter alterações cromossômicas e más-formações.

Perto do 5º mês de gestação, será feito o ultrassom morfológico de 2º trimestre para que se observe o feto em detalhes e o ecocardiograma fetal.

No 6º mês de gestação, há o exame de sobrecarga de glicose para avaliar a incidência de diabetes gestacional.

A gravidez está chegando ao final e nos 7º e 8º meses de gestação a futura mãe fará ultrassom morfológico com Dopler, que analisa ossos, órgãos e fluxo de sangue do bebê no cordão umbilical e artérias uterinas.

O último ultrassom geralmente ocorre entre a 36ª e a 39ª semanas de gravidez, fase em que é essencial acompanhar a movimentação do bebê no útero, pois o momento do parto não está distante.

Além de tudo isso, há outros exames adicionais que seu obstetra poderá lhe pedir em casos específicos. E, vale lembrar: em cada consulta pré-natal devem ser avaliados o peso da futura mãe, sua pressão arterial e altura do útero.

 

Fonte – Revista Pais e Filhos

Exames que você precisa fazer antes de se tornar mãe

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *