Terapia de células-tronco reconstrói ossos feridos

Ossos-fraturados-1200x1188.jpg

Uma equipe de pesquisadores liderada por Cedars-Sinai, conseguiu reparar fraturas severas em membros de animais de laboratório com uma técnica inovadora que sugere ossos para regenerar seu próprio tecido. Se for considerado seguro e eficaz em seres humanos, o método pioneiro em combinar ecografia, células-tronco e terapias genéticas, poderá eventualmente substituir o enxerto como forma de consertar ossos severamente quebrados.

“Estamos combinando uma abordagem de engenharia com uma abordagem biológica para avançar engenharia regenerativa, que acreditamos ser o futuro da medicina”, disse Dan Gazit, PhD, DMD e co-diretor do Programa de Regeneração Esquelética e Terapia de Têmulas. A pesquisa foi publicada na revista Science Translational Medicine.

Os pesquisadores construíram uma matriz de colágeno, uma proteína que o corpo usa para construir ossos, e implantou-a no espaço entre os dois lados de um osso fraturado na perna dos animais. Esta matriz recrutou as próprias células-tronco da perna fraturada no espaço durante um período de duas semanas. Para iniciar o processo de reparo ósseo, a equipe entregou um gene que induziu os ossos diretamente nas células-tronco, usando um pulso ultra-sônico e microbolhas que facilitaram a entrada do gene nas células.

Oito semanas após a cirurgia, o fosso ósseo foi fechado e a fratura da perna foi curada em todos os animais de laboratório que receberam o tratamento. Os testes mostraram que o osso crescido na lacuna era tão forte como o produzido por enxertos ósseos cirúrgicos. 

Fonte – Portal Science Daily


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *