Pesquisa aponta células-tronco como potencial tratamento de asma

Asma-1200x900.jpg

Um estudo liderado por cientistas da Universidade de Monash mostrou que uma nova terapia desenvolvida através da tecnologia de células-tronco é promissora como um tratamento para a asma crônica.

Os cientistas observaram que na indução de células-tronco mesenquimais (MSCs) pluripotentes  podem ser geradas diretamente células adultas, pois elas têm a capacidade de serem diferenciadas em uma variedade de tipos de tecido e, neste caso, as mesenquimais podem regenerar o tecido pulmonar danificado.

A pesquisa testou a eficácia das células-tronco em três componentes chave da asma crônica: inflamação, remodelamento das vias aéreas (mudanças estruturais que ocorrem nos pulmões como resultado de inflamação prolongada) e hiperatividade das vias aéreas (o sintoma clínico da asma).

O estudo, publicado no FASEB Journal , descobriu que as células podem efetivamente reduzir a inflamação, reverter sinais de remodelação das vias aéreas e fibrose respiratória e afirmou que eles podem fornecer uma nova terapia autônoma ou uma terapia adjuvante para grupos de pacientes com asma que não respondem à terapia atual (corticosteróide).

“Mais importante ainda, o que encontramos foi que é possível tratar a fibrose (endurecimento ou cicatrização do pulmão) de forma muito eficaz”, disse o professor associado Samuel, que dirige o Laboratório de Fibrose de Monash BDI.

De acordo com a pesquisa, 2,5 milhões de australianos têm asma.

Fonte – Science Daily


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *