Células-tronco de neném iraniana salva a vida da irmã

Família-iraniana.jpeg

A emocionante história da menina Elham, de 12 anos, aconteceu no Irã. Ela foi diagnosticada com leucemia em 2014 e desde então, foi submetida a quimioterapia três vezes como o principal método de tratamento, mas acabou sendo tudo em vão. Ela foi curada por um transplante de células-tronco do sangue do cordão umbilical de sua irmãzinha.

“Nós descobrimos a doença de Elham há dois anos e coincidiu quando soubemos que sua mãe estava grávida”, disse o pai de Elham.

Os médicos tentaram quimioterapia três vezes, mas sem resultados positivos decidiram prosseguir com um transplante de medula óssea como a próxima alternativa. Mas nenhum tipo de HLA foi encontrado entre membros da família imediata e familiares.

“Quando descobrimos que estávamos esperando um novo bebê, os médicos sugeriram o armazenamento das células-tronco do cordão umbilical para o transplante”, disse o pai.  “Tendo dado a luz, uma menina chamada Fátima, descobrimos que a amostra dela correspondia 100% com Elham “.

Quando tudo parecia resolvido, a família teve que superar outra barreira. Os testes revelaram que a contagem de células coletadas no sangue do cordão umbilical de Fátima não era suficiente considerando o peso de Elham, que era 60 kg na época. Por conta disso, o comitê de médicos rejeitou três vezes o transplante.

No final, foi decidido realizar outra técnica conhecida como transplante de cordão duplo, na qual uma segunda amostra de sangue de cordão seria adicionada à paciente. Assim, em 2015, o transplante foi realizado com sucesso. O pai de Elham encontra todas as coincidências como um milagre, pois sua esposa já havia experimentado aborto espontâneo duas vezes antes de Fatima nascer.

Hoje Elham está saudável, fazendo suas atividades diárias e tarefas escolares para recuperar o atraso.

Fonte – Foundation Parent`s Guide to Cord Blood


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *