Marca de anticoncepcional é perigosa e Anvisa proíbe venda em todo país

Anvisa-proíbe-venda-de-anticoncepcional-1200x675.jpg

Por diversos fatores comprovados através de pesquisas, o anticoncepcional Essure, da empresa Commed Produtos Hospitalares Ltda. e fabricado pelo grupo Bayer, foi proibido permanentemente de ser comercializado. A determinação foi dada pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária).

“O sistema contraceptivo é classificado com risco máximo. Pode provocar alterações no sangramento menstrual, gravidez indesejada, dor crônica, perfuração e migração do dispositivo, alergia e sensibilidade ou reações do tipo imune e, por isso, foi classificado como de risco máximo,” segundo relatório da Anvisa.

O relatório ainda afirma que foi determinada a suspensão da importação, distribuição e comercialização, do uso e da divulgação do produto em todo o território nacional. No próprio site da Essure há um alerta avisando que algumas mulheres que usaram o anticoncepcional relataram perfuração no útero ou trompas, dor persistente, reações alérgicas ou de hipersensibilidade.

Segundo o site, o anticoncepcional cria uma barreira natural que não permite que os espermatozoides cheguem aos óvulos, evitando a gravidez. Que o produto é como uma mola, composta de materiais que incluem fibras de poliéster, níquel e titânio. Ele não adiciona hormônios, por isso não muda o ciclo menstrual nem os hormônios da mulher.

Após a constatação da pesquisa e ordem da Anvisa, a assessoria de imprensa da Commed respondeu que “a empresa está apurando junto às autoridades os motivos que levaram à suspensão do produto, produzido mundialmente pela Bayer. A Commed reiterou seu comprometimento com a ética e responsabilidade social, colocando-se à disposição para fornecer informações a respeito da eficácia e segurança do produto comprovadas por inúmeros estudos nacionais e internacionais”.

Fonte – Portal Família.com.br


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *