Quando posso liberar o açúcar para o meu filho?

Açucar-para-bebê-2-1200x800.jpg

Quanto mais tarde, melhor, diz pediatra

O açúcar presente nas frutas pode e deve ser oferecido aos bebês a partir do sexto mês de vida quando se inicia o desmame, ou seja, a introdução de outros alimentos além do leite materno.

O açúcar refinado deve ser oferecido a partir de 1 ano de idade. Quanto mais tarde, melhor. Este tipo de açúcar altera o paladar da criança que facilmente se acostumará com alimentos doces como bolos, biscoitos, chocolates, sucos adoçados. Favorece o aparecimento de cáries e a recusa por outros alimentos que não contenham açúcar. O açúcar concentra muita energia e é rapidamente absorvido pelo organismo, deixando a criança feliz e até um pouco eufórica.

Mas cuidado! O consumo excessivo está diretamente ligado à obesidade, diabetes e surgimento de cáries em qualquer fase da vida.

A criança deve consumir, no máximo, uma porção de açúcar ou doce por dia, o que corresponde a uma colher de sopa de açúcar refinado, achocolatado ou doce caseiro. Procure acostumar o seu bebê com uma rotina alimentar saudável, investindo no consumo de frutas, sucos e outros alimentos sem açúcar ou mel.

Na hora do lanche, evite dar alimentos como bolachas, bolos, balas, chocolates, dê preferência às frutas ou lanches naturais. A criança deve aprender a consumir alimentos com uma quantidade saudável de açúcar.

Fonte – Revista Pediatra em Foco


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *