Qual é a hora certa para cortar o cordão umbilical?

Corte-atrasado-do-cordão-umbilical-1200x675.jpg

1 minuto pode parecer pouco, mas no momento de cortar o cordão umbilical ele pode fazer diferença. O laboratório ViaCord fez uma pesquisa sobre a prática que tem aumentado nos últimos anos, o bloqueio tardio do cordão umbilical após o nascimento do bebê. O bloqueio atrasado é quando o médico permite que o cordão umbilical pulse durante algum tempo prolongado, antes de apertar e cortá-lo. Esse atraso permite que uma porção do sangue residual do cordão umbilical e placenta entre na circulação do recém-nascido.

Durante quatro meses, mais de dois mil cartões de coletas foram analisados e os atrasos foram categorizados como de 1 a 3 minutos. A pesquisa concluiu que a coleta de sangue do cordão pode ser realizada com sucesso, mesmo que tenha atraso. No entanto, dada a importância da dose celular no transplante e medicina regenerativa (por exemplo, terapias para Autismo e Paralisia Cerebral), todos os esforços devem ser feitos para coletar o máximo de sangue do cordão umbilical possível.

De acordo com o laboratório, muitas famílias que fazem a coleta não recebem informações sobre a frequência, quanto tempo e o impacto geral que o bloqueio atrasado pode ter sobre a utilidade desse sangue. ”Se a decisão de atrasar for feita, pais e médicos devem trabalhar juntos para determinar a quantidade de tempo”, disse nota do ViaCord.

Para a decisão ser tomada, os pais precisam pesar o valor de otimizar a coleta de sangue do cordão umbilical versus potenciais benefícios do bloqueio retardado do cordão. Por exemplo, se um progenitor sabe que o sangue do cordão umbilical que eles coletarão de seu bebê será usado em uma situação de doador de irmãos, então o bloqueio retardado deve ser evitado.

A pesquisa foi apresentada recentemente no 15º Simpósio Internacional de Sangue de Cordão e o resumo foi publicado na revista Transfusion.

De acordo com o laboratório, são necessários mais estudos para obter a compreensão do impacto do bloqueio retardado do cordão e a pesquisa foi feita apenas para fins informativos, não destinada a fins de tratamento ou diagnóstico. Os indivíduos devem sempre consultar seus profissionais de saúde.

Fonte – Foundation Parent`s Guide to Cord Blood


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *