Células-tronco podem ajudar a melhorar a cicatrização da ferida na córnea

Celulas-tronco-pode-ajudar-na-ferida-da-cornea.jpg

Como a parte mais externa do olho, a córnea é diretamente exposta ao meio ambiente e, portanto, é propensa a grandes feridas como, queimaduras, problemas de lentes de contato, produção insuficiente de lágrimas, infecções e outras doenças, bem como cirurgias refrativas (procedimento cirúrgico para correção do “grau dos olhos”). Em muitos casos, tais lesões causam feridas que desencadeiam o processo de cicatrização no tecido.

Uma nova pesquisa examinou diretamente o uso de células-tronco na cicatrização da córnea ferida e o resultado foi positivo. O estudo apresentou evidências sobre a participação de células-tronco na cicatrização por ajustar o processo de recuperação e proporcionar benefícios aos pacientes.

“Os avanços nas técnicas de transplante e a gama de fontes celulares disponíveis que podem ser usadas para otimizar o tratamento podem dar tranquilidade aos pacientes com lesões da córnea. Sendo assim, a visão deles ficará preservada”, afirmou o Conselho de Medicina Regenerativa dos Estados Unidos.

A cicatrização de feridas na córnea é um processo complexo que ocorre em resposta a várias lesões oculares e cirurgia. A cura retardada, incompleta ou excessiva é uma preocupação clínica significativa.

Fonte – Stem Cells Journals


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *