Primeiros dentinhos? Saiba como lidar com os incômodos do bebê

Primeiros-dentinhos-saiba-como-lidar-2.jpg

Mau humor, babando bastante e falta de apetite são alguns dos sintomas

O nascimento dos primeiros dentes do bebê é um momento cheio de dúvidas. Desde quando começam a surgir até todos os dentes de leite estarem aparecendo, muita coisa pode rolar. Completar os 6 meses é um marco para o bebê e para a família. É nessa fase que seu filho para de mamar, já dorme sozinho no quarto, começa a interagir mais com o ambiente e…geralmente começam a nascer os primeiros dentes!

Para começar, é importante lembrar que nessa hora, não existe regra, nem certo ou errado, mas uma coisa é verdade: o bebê fica mesmo mais chatinho quando o dente está nascendo. “É um processo de inflamação. A pele da gengiva está se rompendo lentamente. Isso incomoda um pouco, mesmo”, explica o pediatra Cid Pinheiro, coordenador da equipe de pediatria do Hospital São Luiz Morumbi.

O processo de crescimento pode durar normalmente de 4 a 7 dias para cada dente e durante esse período, podem surgir alguns sintomas físicos como, febre baixa, bastante baba, irritabilidade, falta de apetite, tentativa de morder tudo que está pela frente e problemas para dormir.

Um mordedor daqueles que podem ser armazenados por alguns minutos na geladeira geralmente alivia o incômodo na gengiva. Se o bebê já estiver se alimentando com comidas normais, alimentos mais frios como um purê de maçã, um pudim de leite ou um iogurte de frutas pode ajudar também.

Um método simples que não envolve alimentos é passar o dedo bem limpinho pela gengiva inchada do seu filho. Faça uma massagem firme até ouvir um barulhinho da fricção, que será, além de tudo, uma ótima distração. O alívio é temporário, mas o bebê ficará agradecido e, acima de tudo, confortado pelo seu toque.

Se nada disso ajudar, alguns médicos costumam receitar analgésicos. Mas consulte sempre o pediatra antes de dar qualquer medicação ao bebê, porque a prescrição depende do peso e da idade do seu filho.

Fonte – Revista Crescer

Portal Baby Center


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *