Como saber se é mioma?

Como-saber-se-émioma-foto-1200x654.png

Os miomas uterinos podem causar diversos sintomas, que variam de acordo com seu tamanho, quantidade e localização no útero. Cólicas abdominais e sangramentos fora do período menstrual são os mais comuns, porém, em muitos casos, o mioma não apresenta sintomas, e a mulher pode nem saber que tem.

Por ser um tumor benigno, o mioma não costuma trazer perigos à saúde da mulher, e seus sintomas podem ser controlados através dos tratamentos com remédios ou cirurgia.

Os principais sintomas apresentados por mulheres com miomas são aumento do fluxo sanguíneo e da duração do período menstrual, sangramentos fora do período menstrual, dor abdominal e cólicas na região do útero, sensação de pressão na barriga, aumento da vontade de urinar, prisão de ventre e dificuldade para engravidar.

Os sintomas do mioma nas mulheres grávidas são os mesmos, porém podem ficar mais fortes neste período, e cuidados, como repouso, devem ser tomados para não colocar em risco a saúde do bebê.

Estes sintomas podem, ainda, variar de acordo com os tipos de mioma, que são:

  • Subserosos: ficam na parte externa do útero, por isso podem crescer mais e empurrar os órgãos ao redor, causando vontade de urinar, diarreia ou prisão de ventre. Quando ficam pendurados para fora do útero, são chamados de miomas pediculados.
  • Intramurais: se localizam dentro da parede que forma o útero, e desta forma, podem causar mais dores abdominais, cólicas e dores durante o contato íntimo;
  • Submucosos: ficam na parte interna do útero, e causam mais os sangramentos e dificuldade para engravidar.

Além disto, se a mulher tiver muitos miomas ou se ele for grande, os sintomas podem ser mais intensos. O diagnóstico do mioma uterino é feito pelo médico ginecologista, que irá observar a região da vagina e palpar o abdome para sentir o contorno do útero e solicitar o ultrassom do abdome ou transvaginal. Alguns casos podem ser mais difíceis de confirmar, e exames de imagem como histeroscopia, histerossonografia e histerossalpingografia, que avaliam a cavidade do útero, podem ser necessários.

O tratamento é feito na mulher que tem sintomas, e podem ser usados remédios hormonais, como a pílula anticoncepcional, que fazem reduzir o tamanho do mioma e os seus sintomas. Para a retirada do mioma, pode ser feita a cirurgia. Além disto, medicamentos antiinflamatórios, podem ser usados para aliviar os sintomas que incomodam a mulher, como as cólicas.

Fonte: Portal Tua Saúde


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *