Outubro Rosa: quando detectada em fase inicial, câncer de mama pode alcançar até 95% de cura

outubro-rosa-foto-1200x812.jpg

Para fazer os exames do câncer de mama não é necessária a solicitação médica 

Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa” e é importante focar neste sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro, mas este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.

O nome da campanha remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Para fazer os exames de rastreamento do câncer de mama, não é necessária a solicitação médica. Durante a ação, serão atendidas gratuitamente mulheres de 50 a 69 anos, que precisam comparecer aos locais de exame com original e cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Certifique-se na Prefeitura Municipal de sua cidade a programação da campanha, bem como os locais disponíveis para consultas, exames e realização de palestras.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), quando detectada em fase inicial, a doença pode alcançar até 95% de cura.  Além da mamografia, o Outubro Rosa alerta para a importância do autoexame. Segundo o Inca, em 2016, 66,2% das descobertas da doença ocorrem pelas próprias pacientes. O coordenador-geral de Oncologia do Hospital Santa Lúcia, Fernando Maluf, ressalta a importância do autoexame, mesmo em quem tem menos de 40 anos. “A incidência em mulheres novas vem aumentando”, informa. “A mamografia anual para essas mulheres não é necessária, exceto nos casos de histórico familiar”.

Segundo Maluf, uma em cada 10 mulheres tem ou vai ter o tumor. “A incidência vem crescendo entre 5% e 10% nos últimos 10 anos. A população está envelhecendo, e isso (a doença) está muito relacionada à obesidade, ao sedentarismo. Os tumores femininos talvez sejam os que mais têm apresentado crescimento”, adverte.

Fonte – Instituto Nacional do Câncer (Inca)

Portal Outubro Rosa


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *