Células tronco recuperam a visão de crianças com catarata

Celulas-tronco-recuperam-a-visao-de-criancas-com-cataratas-1200x814.jpg

12 crianças, todas com menos de dois anos e com catarata desde que nasceram, tiveram a vista recuperada após uma terapia radical utilizando o transplante de células tronco. A pesquisa em bebês e crianças foi aprovada após os testes em animais constatarem que a terapia deveria funcionar e produzir melhores resultados do que a cirurgia convencional.

“A lente regenerou-se muito bem. Restauramos a função visual e isso implica que uma lente clara pode ser recuperada”, disse Kang Zhag, líder do estudo no Shiley Eye Institute, da Universidade da Califórnia, em San Diego.

Após as cirurgias, as crianças receberam acompanhamento médico para analisar a recuperação e a possibilidade de serem desenvolvidas novas cataratas. Na pesquisa, os cirurgiões fizeram incisões superiores a 1,5mm em ambos os olhos e removeram as lentes nebulosas. As incisões curaram em um mês e, dentro de três meses, todas as crianças tinham lentes de trabalho vermelhas. Comparadas com 25 crianças que tiveram cirurgia convencional, a crianças da pesquisa apresentaram lentes mais claras, menos inflamação e cicatrização mais rápida.

A pesquisa foi aplaudida por especialistas no campo como, Dusko Ilic, cientista de células-tronco do King’s College London, chamando o trabalho de “uma das melhores conquistas no campo da medicina regenerativa”.

O pesquisador Graham McGeown da Queen’s University, em Belfast, disse que o trabalho foi uma “prova” clara para um novo e importante tratamento para as cataratas em crianças. “Esta nova abordagem reduziu drasticamente o risco de efeitos colaterais prejudiciais à visão quando comparado com o atual tratamento de melhores práticas, que envolve uma cirurgia mais destrutiva seguida de implantação de uma lente artificial”, disse ele.

Fonte: The Guardian Journal


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *