Câncer de próstata: doença é a segunda maior causa de morte no mundo

Cancer-de-prostata-é-a-segunda-doenca-que-mais-mata-no-mundo.jpg

Saiba a diferença entre o aumento da próstata e o câncer

Neste mês de “Novembro Azul”, dedicado ao combate do câncer de próstata, discute-se bastante o número de mortes registradas por conta da doença. Para evitá-la, os homens a partir dos 45 anos devem ir ao médico regularmente e é importante alertar a população sobre a diferença entre o aumento da próstata e o câncer. Segundo o médico urologista Diego Miranda, as pessoas costumam fazer confusão. “É muito comum o aumento benigno da próstata, que não é o câncer, e acontece quando a glândula aumenta e fecha o canal urinário. Já o câncer de próstata surge nas extremidades, sem relação com o canal urinário”, explicou.

No estágio inicial o paciente não tem sintomas, por isso é importante ir ao médico com frequência, pois somente através de exames é que a doença pode ser detectada. A dificuldade dos homens está na necessidade do exame de toque retal, que é a única forma de sentir o nódulo. Segundo o médico, muitos pacientes chegam ao consultório com certo receio de serem tocados, e muitas vezes terminam a consulta sem realizar o exame.

De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha “Novembro Azul” incentiva os homens a procurarem os médicos urologistas e quanto antes saberem o diagnóstico positivo, há mais chances de cura.

O que é a próstata

A próstata é uma pequena glândula localizada entre a bexiga e a pélvis do homem, responsável por produzir parte do líquido que forma o esperma, também ajuda a alimentar e proteger os espermatozoides.

Fonte: Estadão


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *